da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Mesmo com as chuvas, as obras de reforma e ampliação do Teatro de Arena “Jaime Zeiger”, instalado no Morro do São Bento, não param. A entrega do ‘novo Arena’ está prevista para este mês de junho e deverá integrar as comemorações dos 157 anos de Ribeirão Preto. Concluída a reforma, o espaço voltará a sua rotina e ocupação, com novas e amplas estruturas, contemplando antigas reivindicações do segmento cultural.
As melhorias, acompanhadas pelas entidades vinculadas à cultura, como, por exemplo, o movimento Pró Arena, constam de novas e ampliadas bilheterias, espaço de convivência, estruturas elétricas e hidráulicas, sanitários, conserto e ampliação nas escadarias, rampas de acesso, corrimão, construção de um elevador para descida de instrumentos musicais e pessoas portadoras de necessidades especiais, além do reservatório de água já funcionando no local.
“A efervescência artística que sempre o consagrou retomará seu ritmo. Porém, agora, com instalações mais modernas, funcionais, e respeitando a lei de acessibilidade”,informou a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera.
Com a reforma, o Teatro de Arena, construído em 1969, vai se modificando, ganhando outra infraestrutura que valorizará um dos principais cartões postais da cidade. As melhorias foram relacionadas pelo governo municipal, por meio da Secretaria da Cultura, acompanhada e também orientada pelo Movimento Pró-Arena.
As intervenções, que visam recuperar esse espaço tão tradicional, incorporam acessibilidade, espaço de convívio, nova iluminação, instalações elétricas e hidráulicas e remodelação do seu paisagismo, por exemplo.
De acordo com a arquiteta Rita Maria De Martin, da Secretaria da Cultura, estruturas como bilheteria, lanchonete, sanitários e camarins estão sendo totalmente reformuladas, tanto interna quanto externamente. O espaço definido como área de convívio tem laje sobre pilares, sobreposta de maneira sutil e que se integra à vegetação de entorno. “A intenção, neste caso, é disponibilizar um espaço para as pessoas aguardarem as apresentações numa área agradável e social”, informa a arquiteta.
"O Teatro de Arena será devolvido bem mais funcional, respeitando a acessibilidade e com outras estruturas importantes para atender melhor o público. Tem sido muito importante a participação dos integrantes do movimento Pró-Arena neste processo", acrescenta o secretário municipal da Cultura, Alessandro Maraca.
Todo o piso do teatro será trocado, dando mais leveza e segurança ao local. E não é só. O Arena também será inaugurado com plataforma elevatória (elevador), que irá garantir de forma segura o acesso de instrumentos musicais leves ou pesados até o nível do palco. O mesmo acesso será dado às pessoas portadoras de necessidades especiais. “Essa é uma antiga reivindicação, tanto de músicos, como usuários que atendemos”, completa Maraca.
As obras estão dentro do cronograma e seguem normas da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas-. O prédio já dispõe de uma caixa d’ água, como sugere o Corpo de Bombeiros, visando à precaução de incêndios. Em relação ao entorno, o alambrado será substituído por gradis metálicos. O local também ganhará nova pintura em todos os módulos que formam o complexo Teatro de Arena.