da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
As famílias ribeirão-pretanas cada vez mais se tornam usuárias da Ciclofaixa de lazer de Ribeirão Preto. O objetivo do evento realizado aos domingos é proporcionar lazer aos adultos e crianças, incentivando-os na pratica do esporte. Por outro lado, alguns adultos usam o corredor segregado entre os parques ‘Luiz Roberto Jábali’ e ‘Luis Carlos Raya’ com outra finalidade, o que pode quebrar o bom ambiente do passeio.
Os organizadores não registram problemas, mas ressaltam a importância do bom senso entre as famílias que primordialmente pedalam em velocidade reduzida, e os esportistas que, às vezes, exageram na velocidade e buscam ultrapassagens perigosas.
“A Ciclofaixa é um corredor segregado e protegido de trânsito destinado ao lazer dos ciclistas, portanto, ao passeio das pessoas, famílias, adultos, idosos e crianças. Apesar do nome técnico, não é via exclusiva para ‘correr’, não é competição esportiva”, explicou Dagoberto Vieira, coordenador do Progett, Programa de Educação para o Trânsito de Ribeirão Preto.
Um dos organizadores da Ciclofaixa ressalta que é possível agregar o lazer e a prática esportiva entre todas as idades com velocidade mínima e máxima. “O ciclista mais preparado também deve usar a Ciclofaixa desde que mantenha uma velocidade regular e não encare o percurso como se fosse uma competição. Deve haver um equilíbrio entre todos e sempre um espaço para ultrapassagens pela direita, mantendo assim as crianças, que são mais lentas, próximos do meio fio”, destacou Danilo Terra.
“É uma atividade física saudável e controlada de acordo com os limites físicos e orgânicos, ergonômicos e espaciais de cada indivíduo inserido no espaço do trajeto. Nesse conceito, o tamanho, volume, altura e largura do conjunto ciclista e equipamento, falam mais alto do que a velocidade em si. Nesse ‘passeio organizado’ e nestas ‘condições especiais’ de mobilidade, é o momento em que a brisa é mais importante que o vento no rosto das pessoas”, exemplificou Dagoberto Vieira.
A convivência democrática, estimulada pelo contato humano de um sorriso ou um simples “bom dia" valorizam a cordialidade e a qualidade de vida nas grandes cidades, oportunidade rara a ser cultivada por todos. “Sejamos gentis uns aos outros e pedalemos cordialmente na Ciclofaixa de Lazer de Ribeirão Preto”, concluiu Terra.
A Ciclofaixa de Lazer de Ribeirão Preto acontece aos domingos das 7h às 13 horas, com um percurso de 6 km entre os parques Luiz Roberto Jábali e Luis Carlos Raya, com bicicletas para todas as idades disponíveis para aluguel. A realização do percurso é da Prefeitura de Ribeirão Preto e Transerp. O programa é patrocinado pelo Banco BMG, tem o co-patrocínio da Socicam e conta com os apoios da Federação Paulista de Ciclismo e São Francisco Saúde.