da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Ribeirão Preto é a primeira cidade do interior a sediar o Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas. O evento já foi realizado em 11 Estados, e deve reunir, nesta edição, 213 prefeitos, incluindo suas equipes técnicas. A escolha de Ribeirão Preto atende solicitação da prefeita Dárcy Vera junto ao Governo Federal, que vê nesse encontro a oportunidade dos gestores públicos relacionarem as informações necessárias tendo em vista a elaboração dos projetos executivos e montagem de processos que agilizarão a liberação dos recursos para as obras reivindicadas pelos municípios. “Cada município presente terá atendimento individualizado, já que representantes de vários ministérios, como Saúde, Planejamento, Educação e Cidades, terão salas de atendimento no local do Evento”, ressalta Dárcy Vera.
A programação começa às 8h, no Centro de Eventos Taiwan, na avenida Francisco Gugliano nº 2.710, com o credenciamento dos participantes. A abertura está marcada para as 9h, com a presença da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti; da ministra do Planejamento, Miriam Belchior; e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Como parte da programação prevista para Ribeirão Preto, alguns dos destaques são as palestras voltadas para o apoio ao planejamento e à gestão municipal, quando serão debatidas a elaboração dos Planos Plurianuais (PPAs), o Sistema de Gestão de Convênios (Siconv) e o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC).
Esse Encontro tem a tarefa de orientar de forma pormenorizada os gestores públicos sobre os programas do Governo Federal, as ações e as linhas de financiamento disponíveis para as cidades. “Na verdade, os trabalhos serão uma espécie de capacitação para os chefes de Executivo e suas equipes visando agilidade na montagem e tramitação dos processos”, comenta a prefeita de Ribeirão Preto.
Depois de Ribeirão Preto, o Encontro será realizado no próximo dia 20 em Araçatuba, abrangendo 212 cidades da Região Noroeste do Estado de São Paulo, e, na sequência, no dia 21, em São Paulo, contemplando 220 Prefeituras da região Metropolotiana, Baixada santista, vale do Ribeira e Vale do Paraíba.