da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
O secretário da Cultura, Alessandro Maraca, e a presidente do Conppac (Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural de Ribeirão Preto), Dulce Paladini foram surpreendidos nesta sexta-feira, dia 14, com a entrega de a obra de arte “A Velha Mansão” na sala da Cultura, montada especialmente para a Feira do Livro.
A obra foi idealizada pela poetisa Cléo Reis, que contou, por meio de poema, a história do Casarão Junqueira e sua demolição. O ato gerou na época protestos de ativistas, que queriam o restauro do local. “É um resgate histórico que precisamos preservar, é mais um registro de patrimônio com ilustrações e contado em poesia, o que faz da memória uma experiência lírica”, explica a autora Cléo Pires.
Segundo Alessandro Maraca, secretário da Cultura, a obra de arte foi doada ao Conppac, que contará com mais este registro histórico. “Estou feliz de saber que ainda podemos contar a história de Ribeirão por meio de pessoas que viveram a época e registraram culturalmente cada ocasião”.
Também estiveram presentes na cerimônia de entrega a presidente do Conppac, Dulce Palladini, a diretora de Patrimônio da Secretaria da Cultura, Letícia Ricci, o diretor do Museu da Imagem e do Som, Ewaldo Arantes e a Coordenadora do Centro Cultural Palace, Meire Teixeira.