da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Convidado para assumir a coordenação geral de Pós-graduação da USP de Ribeirão Preto, o então presidente da Fipase (Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde), João Santana deve deixar a presidência da Fundação e passa a ocupar, a pedido da prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, a diretoria Técnica.
“O convite leva em conta a dedicação de João Santana, seu empenho pessoal ao longo dos últimos anos e a necessidade da continuidade dos trabalhos, de relevante importância para toda a população. Por tudo isso, mesmo ciente de suas novas responsabilidades, não poderíamos deixar de contar com sua colaboração”, destacou Dárcy Vera ao recebê-lo em seu gabinete na manhã desta segunda-feira.
Na oportunidade ela estava acompanhada do secretário da Casa Civil. Layr Luchesi Jr. e secretário do Planejamento, Fernando Pícollo, e anunciou, com base em uma lista tríplice, o nome de Antonio Adilton Carneiro para ocupar a presidência da Fipase. Até então ele ocupava a diretoria Técnica da Fundação, que funciona no Campus da USP.
A Fipase (Fundação Instituto Pólo Avançado da Saúde de Ribeirão Preto) atua no desenvolvimento da indústria de equipamentos e produtos na área da saúde, no município de Ribeirão Preto, contribuindo para a integração dos diversos elos da cadeia produtiva, estimulando a cooperação, colaborando para a expansão desta indústria, nos mercados nacional e internacional. Incentiva, ainda, a criação de novas empresas de base tecnológica, bem como a transformação de conhecimentos gerados em universidades e centros de pesquisa em atividades produtivas.
A Fipase atua no arranjo produtivo local, auxiliando na elaboração do Parque Teconológico, também no campus da USP, assim como o Cedina (Centro de Desenvolvimento de Inovação Aplicada), que funciona como um laboratório para testes e pré-testes, com o intuito de desenvolver novas empresas, tecnologia de informação, gerando ainda emprego e renda para o município.