da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Coordenadoria do Idoso esteve no calçadão e no Parque Maurílio Biagi prestando orientações sobre os direitos das pessoas com mais de 60 anos
Neste último domingo, dia 15, a equipe da Coordenadoria do Idoso – ligada à Semas – Secretaria Municipal de Assistência Social, esteve no calçadão e no Parque Maurílio Biagi, das 14h as 16h, em comemoração ao Dia Mundial de Combate a Violência contra o Idoso. Estiveram presentes atletas da 3º idade, grupos do PIC e Pastoral do Idoso da Vila Tibério, amigos e convidados.
Na ocasião, os filhos, os netos e a população de maneira geral, foram orientados quanto aos direitos dos idosos, previstos na Constituição Federal e no Estatuto do Idoso. “Idoso é toda pessoa adulta com 60 anos ou mais”. Após sete anos tramitando no Congresso, o Estatuto do Idoso foi aprovado em setembro de 2003 e sancionado no mês seguinte, ampliando os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos”, afirmou Paulo Picolo, responsável pela Coordenadoria do Idoso em Ribeirão Preto.
Ainda segundo Picolo, o Estatuto do Idoso é mais abrangente que a Política Nacional do Idoso, lei de 1994, que dava garantias à terceira idade. “O estatuto institui penas severas para quem desrespeitar, violar direitos ou abandonar cidadãos da terceira idade”, lembrou Picolo. “Hoje o idoso tem respaldo no Estatuto”, completou.
Programas que Ribeirão Preto oferece ao Idoso por intermédio da Secretaria de Assistência Social
Departamento de Proteção Social Básica
. BPC – Benefício de Prestação Continuada
. Programa de Apoio Alimentar
. Vila Dignidade
. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para maiores de 60 anos
. Serviço de Apoio ao Idoso e sua Família “Quero Vida”
. Conselho Municipal do Idoso
Departamento de Proteção Social Especial
. Coordenadoria Técnica do Idoso: tem o papel de propor e articular as políticas públicas voltadas para o idoso, garantindo o acesso aos serviços socioassistenciais, bem como os demais serviços do Sistema de Garantia de Direitos e das demais políticas públicas sociais.
“Desde sua criação, a Coordenadoria vem promovendo ações para a melhoria da qualidade de vida e efetivação dos direitos dos idosos, atendendo idosos com direitos violados e seus familiares, conhecendo sua realidade, na busca de entendimento e compreensão de seu cotidiano garantindo a retomada de seus direitos”, afirmou a secretária de Assistência Social, Maria Sodré. “A coordenadoria está atenta a todas as questões ligadas aos nossos idosos”, ressaltou.
Para denúncias, a população pode ligar para o 161 ou 0800.7730161. O serviço funciona 24 horas.