da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, acompanhada do seu vice, Marinho Sampaio, deu posse na manhã desta quinta-feira, dia 20, no Salão Nobre do Palácio Rio Branco, para a jornalista Dulce Neves, que assumiu a presidência da Fundação Dom Pedro II, e para a advogada e cantora, Roberta de Almeida Galvão, que agora responde pela direção do Teatro Municipal. O evento contou com presença de artistas, músicos e representantes de diversos segmentos culturais, além de secretários municipais, vereadores, entre outros.
Dulce Neves, jornalista, empresária e diretora da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, assume o cargo deixado por Josué Peixoto, que ficou por três anos à frente do segundo maior teatro de opera do país e que conduziu, entre outras iniciativas de cultura, o projeto Amigos da Casa, que democratizou o acesso e valorização ao Pedro II de artistas locais. “Sou grata a Josué Peixoto, pela responsabilidade e dedicação que teve neste período à frente do Pedro II. Principalmente pela continuidade do ‘Amigos da Casa’, pela programação de qualidade do Pedro II e grande atuação nos eventos da Feira do Livro”, disse ela ao referir-se a Peixoto. “Para mim foi uma honra atender ao convite da prefeita Dárcy Vera e uma honra estar estes últimos anos na direção deste equipamento, considerado cartão postal da cidade e que abriga cultura e conhecimento”, declarou Josué Peixoto.
Sobre Dulce Neves, a prefeita destacou que a jornalista atua há anos no setor de artes e cultura e desenvolverá grandes projetos de inclusão cultural. “Confio na Dulce devido ao seu trabalho neste segmento, como faz junto à Orquestra Sinfônica ao criar o Tocando a Vida, que tanto descobre e valoriza jovens talentos nas regiões mais simples da cidade”, declarou ela. “Quero que, tanto no Pedro II quanto no Municipal, as novas diretoras continuem consolidando os projetos já existentes e criem outros promovendo o acesso e a democratização da cultura”, emendou a prefeita.
“Assumo a presidência da Fundação Dom Pedro com um projeto estratégico que contempla interferências na estrutura física do teatro, na programação e nas ações de cultura. Já tenho plano de gestão pronto e trabalharei com uma equipe credenciada para desenvolver o trabalho. Tornar o Pedro II um grande fomentador de projetos. Uma agenda própria de eventos, resgatando princípios que motivaram a criação do teatro”,declarou Dulce Neves a tomar posse.
A cantora Roberta Galvão assume a direção do Teatro Municipal ressaltando que o equipamento será palco de atividades diversificadas, como cursos de teatro, e projetos que o movimente de forma a apresentar, valorizar e projetar artistas de Ribeirão Preto. “Roberta Galvão é apaixonada por cultura, pela música e muito querida no meio que atua. Sei que ela vai realizar um trabalho diferenciado porque conhece o segmento como poucos. Fiquei muito feliz que ela tenha aceitado o comando do Municipal”, acrescentou a prefeita Dárcy Vera.
“Estou honrada com o convite, pois confio muito na atuação da prefeita Dárcy Vera em favor da cultura. Vou ouvir os representantes do segmento e abrir espaço para os grupos que são tantos e tão competentes, que realizam trabalhos sérios e merecem o apoio do governo municipal. Vamos fazer uma parceria popular de respeito às expressões de cultura. Esta é a linha do governo municipal e é assim que vou trabalhar, com muito orgulho de representar artistas, atores e músicos deste município”, informa Roberta Galvão.
“A prefeita Dárcy Vera está de parabéns, tanto pela atuação do Josué Peixoto à frente do Pedro II nestes três anos, e pelas indicações de Dulce Neves e Roberta Galvão. Profissionais respeitadas, que conhecem cultura e que, certamente, saberão implantar projetos que valorizem as artes, o que é fundamental”, finalizou Maurilio Romano Machado, que representou a Câmara Municipal.