Profissionais de saúde discutem leishmaniose visceral

13/7/2012 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A professora Mary Marcondes, livre docente do Departamento de Clínica Médica de Cães e Gatos da Faculdade de Medicina Veterinária da UNESP de Araçatuba, fez palestra na noite da última quarta-feira, dia 11, sobre “Aspectos Clínicos, Diagnóstico e Controle da Leishmaniose Visceral”, no auditório da ACI (Associação Comercial e Industrial) de Ribeirão Preto, para profissionais de saúde. “Ela relatou as patologias que os animais desenvolvem por causa da doença e também desmistificou alguns mitos como o de animais assintomáticos, mas que transmitem a doença”, explicou a bióloga Eliana Colucci, chefe da Divisão de Controle de Zoonoses.

O evento foi promovido pela Secretaria Municipal da Saúde, Conselho Regional de Medicina Veterinária – Delegacia Regional de Ribeirão Preto e Associação dos Médicos Veterinários de Ribeirão Preto e Região.

Na mesma ocasião, o veterinário José Januário das Neves Martins, da Divisão de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto, apresentou a situação Epidemiológica da Leishmaniose Visceral Canina no município e o fluxo de encaminhamento para diagnóstico laboratorial dos animais. “Ele ressaltou a ponte que o Centro de Controle de Zoonoses realiza com o veterinário clínico particular”, acrescentou.

O evento contou com a  presença do secretário municipal da Saúde, Stenio José Correia Miranda, do presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, Francisco Cavalcanti de Almeida, e do presidente da Associação dos Médicos Veterinários de Ribeirão Preto e Região, Mussi Antônio de Lacerda.

Compartilhe no Whatsapp