da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Fernando de Lazzarini vai viajar para a China para participar de uma confraternização e demonstração de Tai Chi Chuan. Ele é o representante da Associação Nacional da modalidade em Ribeirão Preto e vai levar um grupo de 23 pessoas para o evento. Para isso, ele e os acompanhantes precisam tirar o Certificado Internacional de Vacina, que é exigido pela China no desembarque.
Esta não é a primeira viagem de Fernando ao País, mas foi a primeira vez que ele tirou o Certificado na Secretaria da Saúde em Ribeirão Preto. “A outra vez que eu viajei tirei o certificado no aeroporto em Guarulhos. Mas era um grande incomodo, porque precisava viajar com antecedência e ainda corria o risco de ter algum problema. Agora, com o certificado em mãos posso ir para o aeroporto próximo ao horário do meu voo”, afirmou ele.
Desde o dia 2 de julho, a Divisão Epidemiológica da Secretaria da Saúde está emitindo o certificado que antes apenas era expedido pelos aeroportos internacionais. “Agora a Anvisa descentralizou esse serviço e nós somos o 15º município do Estado de São Paulo a expedir esse documento”, afirmou a médica Ana Alice Castro e Silva, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica.
Até o momento, a Divisão já atendeu 84 pessoas que vão viajar para países como China, Peru, Bolívia, Uruguai, Europa, Panamá, Israel e Índia. A maioria das pessoas que tem procurado pelo certificado é de Ribeirão Preto. “Mas temos recebido também moradores de Jardinópolis e Franca. Também alguns de São Carlos, que já emitindo o certificado, mas, por conta da data da viagem, às vezes conseguem o agendamento mais rápido do em Ribeirão Preto que em São Carlos”, afirmou a enfermeira Larissa Gerin, coordenadora do Programa de Imunização.
O agendamento deve ser feito através do email cviribeirao@saude.pmrp.com.br.