Ribeirão Preto sedia o VII Simpósio Regional de Educação Inclusiva

2/7/2013 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Com a participação de 46 cidades da região, dirigentes e educadores de escolas municipais, estaduais e particulares, o VII Simpósio Regional de Educação Inclusiva, “Um Olhar para as Diferentes Diferenças”, que teve início nesta segunda-feira, 01 de julho, segue até a próxima sexta-feira,05, com uma grande programação incluindo diversas palestras abordando o tema.

Ao abrir o simpósio, a secretária municipal da Educação, Débora Vendramini, falou sobre a importância da educação com relação à inclusão e também a discussão do tema, cada dia mais presente no ambiente escolar.

“Eu sou de uma geração onde as pessoas com necessidades especiais tinham uma classe especial. Tudo na vida é uma questão de convivência e é nesta convivência que vamos aprendendo a discutir todas as diversidades e, acima de tudo, a inclusão, e é aí que a educação entra com o papel mais importante que é o de incluir e acabar com as diferenças”, afirmou a secretária.

O promotor da Justiça e dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência, Carlos César Barbosa, falou sobre o avanço da a educação municipal na questão da inclusão. “Sou testemunha do progresso da educação de Ribeirão Preto na questão da inclusão.  Hoje a inclusão é uma realidade e se trabalha com o aperfeiçoamento. É preciso melhorar com capacitação, preparação para que essa caminhada continue. Sabemos que a educação é o caminho para que a sociedade se transforme e seja mais justa e solidária , e esse caminho deve estar aberto a todos”, disse o promotor.

A prefeita Dárcy Vera, ao fazer uso da palavra, cumprimentou os presentes e falou sobre a importância dos profissionais participarem do simpósio.

“Esse é um momento único para Ribeirão Preto e 46 cidades aqui presentes para discutir e aperfeiçoar o conhecimento na questão da educação inclusiva. É muito importante que a cada dia nos aperfeiçoemos nesta questão, pois é a partir dessas discussões que temos respaldo para as ações necessárias. Muito já foi feito, mas o caminho é longo e temos muito por fazer para dar acesso a educação para todos, não só para  aqueles que possuem alguma deficiência, mas também aqueles que não tiveram oportunidade de estudar e podem fazê-lo através do EJA – Educação para Jovens e Adultos.O que estamos fazendo aqui hoje é muito importante porque acontece no mesmo momento em que o Brasil discute o Plano Nacional de Educação. Estamos no caminho certo e temos que avançar sempre mais. Uma boa semana de trabalhos para todos”, finalizou a prefeita.

Participaram também da mesa de abertura, a palestrante do dia, Rebeca Nunes Bezerra, promotora de Justiça dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio Grande do Norte; Samira Fonseca, presidente do Comppid; Maria Regina Fonseca, representando a Diretoria Regional de Ensino; Odete Hirota, coordenadora do Programa de Educação Inclusiva de Direito a Diversidade e Rodrigo Goulart, presidente do Conselho Municipal de Educação. 

Programação 

02/07

Manhã
Mesa temática: As diferentes diferenças construindo a escola inclusiva na perspectiva da educação de jovens e adultos, educação especial e educação básica.

EJA – Profª Ms Rosimary Mendes Matos – Mestre em Educação PUC/SP – USP

Educação Especial – Profª. Dra. Marília de Melo Costa – UFRN/UNIFESP

Educação Básica – Profª. Meire Aparecida Perdesoli – Especialista em Educação 

Tarde
Grupo Temático: Levantamento dos princípios norteadores para a construção da escola inclusiva

Plenária: Apresentação das sistematizações dos Grupos Temáticos 

03/07

Manhã
Mesa Temática: As diferentes diferenças construindo a escola inclusiva na perspectiva da educação ambiental, educação Étinicorracial e Diversidade Sexual.

Educação Étinicorracial – Dr. Renato Azevedo – UNISANTOS CONAD/OAB

Diversidade Sexual – Profª. Valéria Cristina Motta – Diversidade Sexual

Educação Ambiental – Profª. Dr. Fabrício Gandini Caldeira – UFRGS – Instituto Maramar – Fundação Cajagranada – OIT/ONU

Grupo Temático – Levantamento dos princípios norteadores para a construção da escola inclusiva

Plenária: Apresentação das sistematizações dos Grupos Temáticos 

04/07

Manhã
Palestra: A avaliação na perspectiva do processo de construção da escola inclusiva – Profª. Dra. Roberta Galasso Nardi – Formação de Professores – Avaliação – Coordenadora de Educação Especial – UNIFESP 

Tarde
Plenária Final: construção do Documento Orientador ressaltando os princípios norteadores da Escola Inclusiva e Debate 

05/07

Manhã
Cursos Temáticos:
– A educação medicalizada: TDHA, dislexia e outros distúrbios – Profª. Ivete Goinski Pellizzeti – Educação Especial – UNIOESP Neuropsicologia
– Violência na e da Escola – Profª Dra. Miriam Abramovay – Ciências da Educação – PUC/UNESCO
– Políticas para a EJA: ampliação de oferta e melhoria da qualidade – Profª. Ms. Fernanda Castro Fernandes – Mestre em Educação – USP
– Educação para as relações Étinicorraciais – Profª. Edna Martins – Relações Étinicorraciais – Psicologia da educação – UNIFESP
– Educação dos surdos – Profª. Ivani Rodrigues Silva – Especialista em Educação de Surdos – UNICAMP 

Tarde
Continuação dos Cursos Temáticos.

Compartilhe no Whatsapp