O I Festival de Ópera de Ribeirão Preto começou neste domingo, 30 de junho, com a apresentação de O Barbeiro de Sevilha, de Gioachino Rossini (1792-1868), e vai até 31 de julho. Serão apresentados sete espetáculos de ópera e ópera-estúdio, quatro concertos, master classes de canto com convidados e oficina ministrada pelo maestro Abel Rocha e pelo diretor Iacov Hillel. |
As apresentações serão no Teatro Minaz, instalado na rua Carlos Chagas nº 273, Jardim Paulista (telefone 3941-2722), e no Theatro Pedro II, na rua Álvares Cabral nº 370 (telefone 3977-8111), no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. Apenas o espetáculo Pagliacci, de Ruggero Leoncavalllo (1857-1919), terá cobrança de ingresso. O restante tem entrada franca, com reservas pelo telefone da Cia. Minaz (3941-2722). As inscrições para os cursos podem ser feitas pelo blog festivaloperaribeirao.wordpress.com/comment-page-1/.
Além de O Barbeiro de Sevilha e Pagliacci, estão no programa as óperas Dido & Aeneas, Gianni Schicchi e Bodas de Fígaro – da Universidade Estadual Paulista (Unesp) –, O Telefone, La Serva Padrona e Carmen, além de concertos com Laura Aimbiré, Silviane Belatto, Adélia Issa, Carlos Eduardo Bastos e Lourdes Martins. Realizado pela Cia. Minaz, o festival conta com o apoio do Sesc Ribeirão Preto e Oficina Cultural Cândido Portinari e com as parcerias da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (Osrp), Secretaria Municipal da Cultura, Fundação Dom Pedro II e Cia. Ópera São Paulo, com patrocínio do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado de Cultura através das empresas Rodonaves, Usina Alta Mogiana, Savegnago e Grupo Moreno.
Fonte: Tribuna de Ribeirão