da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
A Federação de judô do Estado do Rio de Janeiro em conjunto com a CBJ, estará realizando nos dias 8 e 9 de julho, na capital carioca, o Desafio Interestadual Top Team de Judô- Rio 2013. O judoca Enricke Kanematsu, da equipe da Secretaria Municipal de Esportes –SME/Ribeirão Preto, participará da competição, lutando na categoria pesado (+100kg), que acontece no Maracanãzinho.
Segundo o técnico do judoca ribeirão-pretano, Sérgio Luiz Bin, o Desafio Interestadual Top Team, é um evento teste para o Campeonato Mundial de Judô, que acontecerá também no Maracanãzinho, no período de 26 de agosto a 1º de setembro.
Mundial - O Mundial do Rio de Janeiro 2013 será a 29ª edição do torneio individual mais importante do Circuito da Federação Internacional de Judô. Criado em 1956, no Japão, o Campeonato Mundial do Rio terá também a competição por equipes, formato de disputa que a entidade máxima da modalidade quer incluir no programa para as Olimpíadas de 2016.
O Brasil soma 28 medalhas no torneio individual, sendo quatro de ouro, sete de prata e 17 de bronze. Na disputa por equipes, são três pratas e um bronze. No último campeonato mundial, realizado em Paris no ano passado, o Brasil conquistou o melhor desempenho na história em número de medalhas, com cinco pódios. Mas a edição de 2007, disputada no Rio de Janeiro, é inesquecível para todos os brasileiros. O hino nacional foi executado na Arena Multiuso da Barra da Tijuca três vezes. João Derly, Tiago Camilo e Luciano Correa foram campeões diante da torcida brasileira e deram show. Derly se tornou o primeiro, e até o momento, único brasileiro bicampeão mundial. Corrêa faturou sua segunda medalha em mundiais depois do bronze no Cairo dois anos antes, e Camilo assombrou o mundo ao vencer todas as sete lutas do evento por ‘ippon’ usando sete técnicas diferentes.
O bronze de João Gabriel Schlittler teve sabor especial pelo fato de o brasileiro ter vencido, na ocasião, o lendário japonês Kosei Inoue, campeão olímpico e tricampeão do mundo.