da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Usuários podem procurar os serviços de saúde em qualquer uma das outras quatro unidades de pronto atendimento da rede municipal
A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto informou que a UBDS Central passará por manutenção neste próximo final de semana. Por isso, a Unidade de Pronto Atendimento, localizada na avenida Jerônimo Gonçalves, vai ficar fechada das 7h deste sábado, dia 6, e será reaberta às 7h do dia 11 de julho. “Nesse período o fluxo de pacientes será desviado para outras unidades que compõem a rede de urgência e emergência municipal”, afirma o secretário da Saúde, Stênio Miranda.
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde e Planejamento, Maria Luiza da Silveira Santa Maria, serão realizados serviços de manutenção, revisão da rede elétrica e hidráulica, além de serviços de infraestrutura. “São reparos necessários no prédio em função da deterioração pelo uso diário”, explicou.
A situação, no entanto, se agravou com o aparecimento de roedores dentro da unidade. Durante 15 dias a área foi monitorada e foi solicitado um relatório ao Controle de Vetores e Zoonoses para verificar as medidas necessárias para combater sua infestação.
Esse relatório apontou que a região onde está localizada a UBDS Central é propícia para o surgimento de roedores e animais peçonhentos, em função do ribeirão Preto, que corre em frente à unidade. “Além disso, temos naquela região o Mercado Municipal, a Rodoviária, e a presença de moradores de rua que deixam restos de alimentos na praça, o que favorece a proliferação”, acrescentou.
A ação será desenvolvida pela Secretaria da Saúde em parceria com as secretarias da Infraestrutura, Assistência Social, Coordenadoria de Limpeza, Parques e Jardins e Guarda Municipal. Algumas medidas já vêm sendo adotadas como a poda de árvores e a limpeza da praça. A Infraestrutura fará a limpeza das bocas de lobo.
Durante o período de fechamento da Unidade para manutenção haverá uma equipe de plantão para prestar os primeiros atendimentos a quem procurar a unidade e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Ribeirão Preto fará o redirecionamento dos atendimentos para outras unidades. “Pedimos aos usuários da UBDS Central que, em caso de necessidade, procurem uma das outras quatro unidades próximas à sua residência ou do local em que estiverem”, afirmou o gerente Nelson Fávero.