da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Em solenidade realizada na manhã deste sábado, dia 13, a Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal entregou um kit destinado aos Conselhos Tutelares de Ribeirão Preto e de outras 15 cidades da região. A prefeita Dárcy Vera recepcionou os prefeitos e representantes das cidades contempladas: Batatais, Bocaina, Guaíra, Matão, Motuca, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Ribeirão Bonito, Rincão, Rio Claro, Santa Rosa do Viterbo, Serra Azul, Taquaritinga e Viradouro.
A cerimônia contou ainda com presença de Marcelo Nascimento, coordenador geral do Programa de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos Humanos; do líder do governo na Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, autor da emenda que possibilitou a doação dos kits; do deputado federal Vicente Cândido, do promotor Wanderley Trindade, e dos secretários municipais Maria Sodré, da Assistência Social; Jamil Albuquerque, de Governo, e Débora Vendramini, da Educação.
Marcelo Nascimento, representante da Secretaria de Direitos Humanos, destacou o momento festivo, de comemoração aos 23 anos de implantação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), bem como da entrega dos kits aos Conselhos Tutelares. “Não é um simples kit. É um carro zero km, um computador completo, uma impressora multimídia, um bebedouro e uma geladeira”, ressaltou Nascimento.
Ele lembrou o envolvimento do deputado Arlindo Chinaglia no apoio aos Conselhos Tutelares ao entender que não era possível discutir a proteção da criança e do adolescente sem orçamento. “Quero agradecê-lo em nome dos seis mil Conselhos Tutelares existentes no país por esta importante contribuição”, afirmou.
Nascimento anunciou ainda que a Secretaria dos Direitos Humanos vai implantar a escola de formação continuada de conselheiros. “Esperamos continuar contando com o apoio do deputado Chinaglia no desenvolvimento desta importante causa”, afirmou Nascimento.
O prefeito de Rincão, Dudu Bolito, agradeceu a entrega dos equipamentos, em nome de todos os prefeitos presentes. “Acho que ainda tem muita resistência na questão da criança e do adolescente e muitos não entendem a importância dos Conselhos Tutelares na defesa de seus interesses. Mesmo assim é bom saber que podemos contar com o apoio do Governo Federal”, acrescentou.
A prefeita Dárcy Vera também fez questão de agradecer ao deputado Arlindo Chináglia por ter voltado seu olhar aos Conselhos Tutelares. “A emenda que possibilitou a aquisição deste Kit chegou em muito boa hora não só para Ribeirão Preto, mas para todas as cidades contempladas”, justificou. Esta iniciativa, segundo a prefeita Dárcy Vera, vai garantir melhor logística e melhor atendimento às crianças e adolescentes do município, assistidas pelos três conselhos.
Emendas - No ano de 2012 e 2013 Chinaglia destinou emendas que somaram R$ 4 milhões e beneficiaram os Conselhos Tutelares do Estado de São Paulo. “Eles lidam com a proteção do ser humano e esse trabalho tem uma dimensão universal. O trabalho dos conselheiros tutelares é nobre e tem legitimidade, pois conta com aval popular”, frisou.
Ele ressaltou ainda que o papel do Conselho Tutelar é contribuir com a civilidade individual e coletiva que resulta numa sociedade melhor. “Quero parabenizar a iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos em implantar a escola de formação pois, com certeza, vai possibilitar melhor atendimento às crianças e adolescentes”, ressaltou.
Os conselheiros Glauber da Silva e Regina Venâncio, do Conselho Tutelar 1 de Ribeirão Preto, participaram da cerimônia de entrega do kit no Palácio Rio Branco. “É um momento muito importante para nós. Esses equipamentos vão garantir maior agilidade ao nosso trabalho. Nosso carro já tem mais de sete anos de uso”, afirmou Glauber.