da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Milhares de caixas de remédios variados foram entregues pela segunda vez neste mês, pelo vereador Maurílio Romano
Pela segunda vez neste mês o vereador Maurílio Romano Machado visitou o Fundo Social de Solidariedade e a Farmácia da Gente para doar medicamentos variados, que são distribuídos gratuitamente para a população, através da Campanha ‘Uma Dose de Vida’. Foram doadas por ele milhares de caixinhas de medicamentos variados para a responsável pelo projeto, farmacêutica Mônica Miziara Frangella Lozano.
“Acho muito importante o trabalho desenvolvido pelo Fundo Social e pela Farmácia da Gente, que colabora com as pessoas que precisam de medicamentos, mas nem sempre têm a possibilidade de comprar”, explica o vereador.
Referência no atendimento, o projeto “Farmácia da Gente”, coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade, atende a população de baixa renda, que não possui condições de adquirir medicamentos não distribuídos pela rede pública de saúde. Além da distribuição, o projeto tem como objetivo orientar pacientes quanto ao uso correto dos medicamentos e riscos da automedicação.
“Atendemos em média 170 pessoas por dia. Estas doações são muito importantes, pois existem pessoas que necessitam de remédios de uso contínuo, outras com necessidades urgentes, então toda doação é muito bem vinda”, afirma a responsável pela farmácia, Mônica Lozano.
O projeto visa a complementação do programa de distribuição gratuita de medicamentos da Secretaria Municipal de Saúde, além de ressaltar a importância do comprometimento do paciente com o seu tratamento. Para receber o medicamento gratuitamente é necessária a apresentação da receita médica, comprovante de residência e os documentos pessoais (Carteira de Identidade).
“Venho todo mês aqui retirar medicamento porque tenho glaucoma, e enquanto não fizer cirurgia tenho que usar quatro colírios por mês. Aqui consigo o medicamento que preciso sem gastar nada”, salienta Jacinto Rosa e Silva.
Doação – Os medicamentos são doados pela população, médicos, distribuidoras de remédio, representantes de laboratório. “Assim que recebemos o medicamento, fazemos triagem para verificação da validade, condições de uso e somente depois é que são disponibilizados à população”, explica Mônica.
As doações podem ser feitas pelo 0800-772.7213 ou diretamente no setor, que funciona na rua Cerqueira César, 383, Centro, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.