da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Para garantir o rápido restabelecimento no abastecimento de água aos moradores da região Oeste da cidade, a prefeita Dárcy Vera reuniu-se neste sábado, dia 20, com trabalhadores e técnicos no Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp), na rua Pernambuco, nos Campos Elíseos, e, na mesma oportunidade, também acionou vários parceiros da iniciativa privada para garantir água nas torneiras das residências nos bairros como Wilson Toni, Monte Alegre, USP, Arlindo Laguna, Jardim Paiva, Cidade Universitária, Jamil Cury, Vila Tibério e Monte Alegre.
A medida foi necessária por conta da queima de uma bomba no poço artesiano do Jardim Paiva, que serve os bairros Arlindo Laguna, parte do Jardim Jamil Cury, Planalto Verde, Paulo Gomes Romeo e Paiva. Neste caso, por exemplo, funcionários do Daerp já estão finalizando a troca do equipamento e, provavelmente, neste domingo, dia 21, o abastecimento será normalizado.
Na última terça-feira, apresentou areia na estrutura do poço artesiano denominado Coronel Camisão, que atende os bairros Cidade Universitária, Monte Alegre, Vila Tibério, Sumarezinho e Ipiranga. Até este sábado de manhã, a empresa responsável pela perfuração, que é recente, não conseguiu solucionar o problema. A pedido da prefeita Dárcy Vera, os trabalhos no foram interrompidos e técnicos do Daerp foram ao local para tentar resolver o problema instalando uma bomba submersa. “Acreditamos que, gradativamente, o abastecimento volte ao normal ainda neste domingo”, avalia Neto, que estava acompanhado da prefeita e do secretário da Cava Civil Luchesi Junior.
Na última quinta-feira, o poço artesiano do Monte Alegre também apresentou problemas na bomba, o que colaborou com o comprometimento do abastecimento de água na região. Este poço abastece a Cidade Universitária, Monte Alegre e Alto do Ipiranga. A situação deste poço já foi normalizada porque a bomba foi executada.
Por intervenção da prefeita, empresas como Construtora Said, Leão Leão, Mataraia, Spel e Corpo de Bombeiros e ajudam com seu veículos pipas a levar água para quem precisa na zona Oeste. “As bombas queimaram e trouxeram grandes prejuízos a população. Mas agimos rapidamente levando água para todos que ligaram no Daerp. Acionei os trabalhadores, diretores e engenheiros da autarquia visando resolver a questão o mais urgente possível, pois os usuários não podem ser penalizados, mesmo sendo esta uma situação técnica”, disse ela, na tarde de sábado, na sede do Daerp, nos Campos Elíseos.
Equipes do Corpo de Bombeiros começaram a trabalhar no início da noite deste sábado com dois carros pipas atendendo inicialmente o bairro Wilson Toni. Outros veículos da Construtora Said, Spel, Mataraia e Leão Leão também colaboram distribuindo água. O trabalho será estendido também neste domingo. “Todos foram solidários a nossa questão e nos socorrem por entender a gravidade ocasionada pela falta de água. Só tenho que agradecê-los. Vamos continuar trabalhando para evitar situações assim, além de garantir a normalidade do funcionamento dos poços o mais urgente possível”, finalizou a prefeita.