Campanha marca o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais

23/7/2013 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Até o final desta semana estão previstas ações de orientação e intensificação de testagem e vacinação e, no dia 28, terão atividades no Parque Maurílio Biagi

 A Campanha de Orientação e Intensificação da Testagem e Vacinação, que visa marcar o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, iniciada na segunda-feira, dia 22, segue até o dia 28. A organização é do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde.

Neste período, os profissionais das unidades de saúde estarão orientando a população sobre a doença, disponibilizando material instrucional (cartazes, folders, panfletos, adesivos, banners) e encaminhando os usuários para testagem nos cinco CTAs (Centros de Testagem e Aconselhamento) do município, que utilizarão a metodologia do Teste Rápido de Triagem e também a coleta de sangue para o exame convencional.

A campanha deste ano culminará com ações educativas, das 8h às 12 horas, no Parque Maurílio Biagi e apresentação de uma peça teatral, no dia 28 de julho, data oficial instituída pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para combater a doença.

As Hepatites Virais são um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Dentre estas, as Hepatites pelos vírus B e C adquirem maior importância por acometer milhões de pessoas, de forma silenciosa, podendo evoluir ao longo dos anos para cirrose e câncer de fígado, destacando a importância do diagnóstico precoce.

Prevenção - Como prevenção das Hepatites B e C deve-se evitar contato direto com sangue; não compartilhar materiais como: seringas, agulhas, canudos e cachimbos para o uso de drogas, escovas de dente, barbeadores, navalhas, lâminas de barbear, alicates de cutícula; utilizar material individual ou esterilizado para tatuagens, piercings e manicure e sempre usar preservativo nas relações sexuais.

Compartilhe no Whatsapp