da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
As inscrições estão sendo feitas na sede da Secretaria, localizada na Av. Leais Paulista, 407. O primeiro curso será em agosto
A Prefeitura Ribeirão Preto, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, inicia uma campanha de conscientização sobre a poda drástica de árvores no município. Serão oferecidos cursos de orientação sobre a forma correta de se realizar a poda em árvores, com ferramentas adequadas e técnicas que evitem acidentes durante o serviço.
“Este curso tem o objetivo de elucidar as principais dúvidas e esclarecer o modo correto de efetuar o serviço de podas”, declara o secretário municipal do Meio Ambiente, Daniel Gobbi. “Buscamos promover ações que despertem a consciência ambiental, fazendo com que as agressões ao meio ambiente no município diminuam e, com o passar do tempo, possam acabar de vez”, finalizou Daniel.
O primeiro curso será nos dias 21 e 22 de agosto, no Bosque e Zoológico Municipal “Fábio Barreto”, com vagas para 30 pessoas. Posteriormente serão divulgadas novas datas. As inscrições estão sendo feitas na Secretaria do Meio Ambiente, na av. Leais Paulista, 407, bastando levar duas fotos 3x4 e preencher o formulário.
Conscientização – A poda drástica, realizada sem técnica, além de danificar as árvores pode diminuir sua vida útil, podendo, em médio prazo, causar o aumento do déficit de árvores do município. Por isso é necessária avaliação de especialistas. Os principais objetivos da poda é aumentar a vitalidade da árvore e adequá-la ao espaço oferecido. Quando existe cooperação dos moradores há uma contribuição para o meio ambiente. As árvores garantem inúmeros benefícios, entre eles melhora na qualidade do ambiente urbano e abrigo de animais; e os inusitados, que reduz a temperatura ambiente e até ruídos. Caiar ou pintar o tronco, colocar pregos e arames, pendurar faixas, propagandas e outros objetos, plantar a muda em tubos e manilhas; todas estas práticas são prejudiciais ao desenvolvimento da árvore, por isso não são recomendadas.
Conteúdo Programático:
Carga Horária Total – 14 horas
Parte Teórica – 8 horas – dia 21 de agosto
Tópico 1: A importância da vegetação no meio urbano (2 horas)
Tópico 2: A poda como manejo da arborização (5 horas)
Tópico 3: Informação Patrulha Ambiental (1 hora)
Parte Prática – 6 horas – dia 22 de agosto
Tópico 4: A execução da poda de forma adequada (6 horas)