da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Após capacitar os técnicos de enfermagem das cidades consorciadas, o Samu Regional de Ribeirão Preto fez a entrega do TeleECG, um equipamento que permite aos profissionais mais precisão no diagnóstico de pacientes cardíacos. “Nesta primeira etapa foram entregues os equipamentos das cidades de Dumont, Serra Azul, Pitangueiras, Cajuru, Jaboticabal e Cravinhos. As demais também receberão nos próximos dias”, informou o médico Marcelo Dinardi, coordenador do Samu Regional.
O serviço de telediagnóstico está disponível 24 horas por dia, sete dias na semana. Ao atender o chamado de um paciente com suspeita de problemas cardíacos, otécnico do Samu faz o exame e, por intermédio de transmissão telefônica, o envia para o HCor (Hospital do Coração), onde um médico cardiologista faz o traçado eletrocardiográfico com o laudo diagnóstico. “Eles repassam o laudo para a equipe do Samu nas ambulâncias e, a partir daí, os socorristas avaliam os procedimentos que devem ser aplicados no paciente no momento do resgate”, explica o médico emergencialista Leonel Figueira.
Esse projeto visa humanizar e melhorar o atendimento aos pacientes do SUS, pois tem como principal benefício o ganho dos minutos preciosos no atendimento dos pacientes ajudando a salvar muitas vidas e será implantado nas ambulâncias do Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência (Samu) tanto nas Unidades de Suporte Avançado, como naquelas de Suporte Básico, tendo como principal objetivo identificar de forma rápida, os riscos cardíacos. “Em Ribeirão Preto a USA (Unidade de Suporte Avançado) já dispõe do equipamento há dois anos. Agora ele estará disponível também nas Unidades de Suporte Básico”, completou o médico.