Presidenta inaugura primeiro trecho de novo Sistema Logístico de Etanol em RP

13/8/2013 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Recebida pela prefeita Dárcy Vera, Dilma Rousseff enfatizou a sinergia das equipes da Prefeitura de Ribeirão Preto e suas equipes em Brasília

Presidenta Dilma Rousseff destaca importância do novo Sistema Logístico de Etanol, fala do Programa de Aceleração do Crescimento e da sinergia entre as equipes da Prefeitura de Ribeirão Preto e suas equipes em Brasília

 


O primeiro trecho do gasoduto que liga Ribeirão Preto a Paulínia, ou seja, a maior região produtora de etanol do Brasil ao maior centro de distribuição, numa extensão de 206 quilômetros, foi inaugurado oficialmente nesta segunda-feira, dia 12, pela presidente da República, Dilma Rousseff.

Recepcionada no aeroporto Leite Lopes pela prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, e demais autoridades, Dilma Rousseff seguiu para a Transpetro, na Rodovia Atílio Balbo, SP 329, Km 326, onde oficializou a operação da primeira fase do projeto, que contempla um terminal coletor de etanol em Ribeirão Preto e um duto ligando o terminal a um parque de tanques na Refinaria de Paulínia. A empresa responsável pelo projeto é a Logum Logística e os dutos serão operados pela Transpetro.

Definido por Dilma Rousseff como um projeto ousado e inovador, o novo Sistema Logístico de Etanol vem sendo implantado por modais, tanto dutoviário, como hidroviário, e prevê aproximadamente 1.300 km de extensão de dutos e 700 km de hidrovia, 15 terminais de coleta e distribuição, capacidade de transporte de aproximadamente 20 milhões de m³ de etanol por ano e capacidade de armazenamento operacional de 1,2 milhão de m³ de etanol. “O Brasil é referência na questão do etanol, um combustível limpo, que oferece inúmeras vantagens em relação a outros, inclusive o etanol de milho. Temos, nesse momento, a desafiadora perspectiva de captação e distribuição do etanol, e, ainda, a necessidade de oferecer estímulos também à geração de energia a partir da biomassa (o bagaço da cana)”, ressaltou.

O etanolduto, quando todos os trechos estiverem concluídos, atravessará 45 municípios, ligando as principais regiões de produção de etanol nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo ao principal centro de armazenagem, instalado em Paulínia, de onde o etanol será transportado para entrega nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, além da saída para o Porto de Santos, para exportação.

O projeto contou com um investimento de R$ 7 bilhões, por meio de financiamento do BNDES e bancos comerciais e foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Dárcy Vera aproveitou a oportunidade para falar da importância do Programa de Aceleração do Crescimento, especialmente no repasse de recursos para as obras de combate às enchentes, que pôs fim a um problema que afligia os moradores da Vila Virgínia desde 1909. Falou também da recente aprovação de mais R$ 350 milhões, referentes ao PAC 2, para obras de saneamento de mobilidade urbana em Ribeirão Preto. “Agradeço sua sensibilidade para com os municípios brasileiros. Com os recursos aprovados para Ribeirão Preto pretendemos investir para que a cidade seja mais moderna e humana”, destacou Dárcy Vera, que logo em seguida entregou uma xícara, com o brasão da cidade, para a presidente. Dilma Rousseff agradeceu, destacando o entrosamento, por ela definido como sinergia, das equipes da prefeita Dárcy Vera e suas equipes em Brasília.

Tanto o ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, quanto o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o representante da Logum Logística, Roberto Gonçalves, ressaltaram as estatísticas que mostram a região de Ribeirão Preto como a maior produtora de etanol do mundo, responsável por um terço da produção nacional, o equivalente a 55% do total de cana-de açúcar produzido no País e 50% do etanol produzido no País.

Compartilhe no Whatsapp