Emcantar apresenta Escutatória no Municipal

20/8/2013 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Baseado em livro-CD infantil, espetáculo da trupe mineira sobe, pela primeira vez, aos palcos do Teatro Municipal para contar histórias e lançar DVD

 

O premiado grupo Emcantar, um dos principais no cenário de música, arte-educação e brincadeira do país, apresenta pela primeira vez o espetáculo Escutatória nos palcos do Teatro Municipal de Ribeirão Preto. A primeira sessão foi na noite desta terça-feira. Nesta quarta-feira, 21 de agosto, o espetáculo será às 20h, com lançamento do DVD Escutatória, gravado durante a turnê do Emcantar em 2012. A entrada é franca.

O espetáculo Escutatória, que marca o lançamento do 4º álbum do grupo Emcantar (Escutatória – 2012 – Independente), tem o formato de um musical infantil em que as linguagens da música e do teatro se mesclam com as canções permeadas por cenas, coreografias, cenários, figurinos e textos.

O roteiro do espetáculo é baseado no conto Vagamento Pensalume, de Marco Aurélio Querubim (fundador do Emcantar), lançado em conjunto com o álbum. No palco, os artistas, também conhecidos como encantantes, cantam e interpretam personagens de um mundo lúdico que remete ao tempo da infância e a falas e costumes da tradição popular mineira. O Cirandeiro, personagem misterioso e excêntrico, perpassa todo o espetáculo conduzindo uma janela cheia de bugigangas, enfeites, brinquedos e instrumentos feitos de garrafas PET, latas de extrato, garrafas de vidro, guizos, entre outros.

Inspirado no ditado popular de quem conta um conto aumenta um ponto, o espetáculo é um convite a desenrolar novelos de histórias por meio do canto, da poesia, da palavra e da alegria. No palco, os artistas do grupo, que em 16 anos    de história se desenvolveram como gestores e empreendedores sociais, contam as suas e várias outras histórias de crianças e adolescentes que já foram ou ainda são inspiradas por suas oficinas, produtos e apresentações.

A turnê Escutatória é apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto Algar, que desenvolve desde 1994 programas sociais voltados à comunidade, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e segue também para Franca, Uberlândia e Uberaba, lugares que consagraram o Emcantar como grupo artístico e educacional. E chega ainda a Divinópolis, Araxá e Belo Horizonte. Além de Ribeirão Preto, outras cidades, como Goiânia e Juiz de Fora, também recebem pela primeira vez o grupo com esse espetáculo.

Sobre o Emcantar – Desde 1996, o grupo Emcantar já fez mais de 600 apresentações musicais, envolvendo quase 100 mil pessoas em diversas cidades. O grupo lançou quatro CDs – Emcantar (1999), Mutirão (2003), Parangolé (2009) e Escutatória (2012) – e participou em nove outros discos de artistas como Uakti, Dércio Marques, Luiz Salgado, Augusto Jatobá e o grupo Trem das Gerais.

O grupo desenvolve trabalho de referência nacional em projetos de formação continuada, vivências artísticas e educação socioambiental. São práticas culturais educativas baseadas na Tecnologia Educacional Escutatória, arcabouço metodológico sistematizado para promover o desenvolvimento humano por meio da vivência individual e coletiva da arte.

As ações de formação do Emcantar, que já atenderam mais de 15 mil participantes regulares, são desenvolvidas principalmente em oficinas com educadores, alunos e crianças de comunidades. Como resultados, já foram produzidos sete livros, 30 espetáculos e um CD, nomeado Arte de Fato, com letras produzidas por crianças e adolescentes de escolas públicas de Uberlândia-MG, musicadas pelos artistas do grupo.

Além dessas ações, o grupo Emcantar lançou, em junho de 2012, um Especial em TV aberta, com cenas do DVD Escutatória, atingindo mais de 230 municípios mineiros e mais de 1,5 milhão de telespectadores. Também produziu seis documentários, todos relacionados à cultura popular no triângulo mineiro, e participou da criação de 20 desenhos animados realizados com crianças de Uberlândia e Araguari, exibidos nacionalmente na Rede Cultura de Televisão.

Sobre o Instituto Algar – A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é  operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São três programas sociais (dados referentes a 2012) que juntos chegam a 20 cidades, 117 escolas, 6,7 mil alunos, 350 educadores e a participação voluntária de 570 associados da Algar.

Dentre eles destaca-se o Programa Algar Transforma, com assessoria educacional do Emcantar, que atende nove bairros de Uberlândia com o objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental realizando ações de Educação Integral no contraturno escolar.

Serviço
Espetáculo Escutatória
Dias: 21 de agosto
Local: Teatro Municipal de Ribeirão Preto (Praça Alto do São Bento s/n°, Jardim Mosteiro)
Classificação livre
Horário: 20h
Espetáculo gratuito – Retirada de ingresso no dia do evento com uma hora de antecedência.

Compartilhe no Whatsapp