da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Oferecer mais serviços de atenção básica foi o principal objetivo da reforma e ampliação do Centro Médico Social Comunitário
Com entrega prevista para o final deste mês, o Centro Médico Social Comunitário da Vila Lobato, unidade vinculada ao Hospital das Clínicas e aos Departamentos de Puericultura- Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, passa por obras de reforma e ampliação. O objetivo é atender melhor a população da região, cerca de 16 mil habitantes. O atendimento, que antes era restrito a área materno-infantil, será ampliado para oferecer mais serviços de atenção básica, como odontologia, consultas de clínica médica e assistência farmacêutica, que antes eram direcionados para CSE Sumarezinho e UBS da Vila Tibério. O Centro Médico foi construído em 1969 e já não comportava a demanda atual.
Foi a partir da necessidade de oferecer mais serviços de atenção básica para a população da região de abrangência da unidade, que começaram a surgir reflexões sobre o modelo de atenção disponível na unidade. Depois de vários encontros entre os membros do Centro de Atenção Primária (CAP), da Faculdade de Medicina, e técnicos da Secretaria, ficou definido que a unidade deveria ser reformada e ampliada.
Obra- A obra, que deverá ser entregue no final deste mês, sofreu atrasos em razão de mudanças que tiveram que ser realizadas em sua estrutura e que não estavam previstas no projeto original.
A unidade passará de 838m² para 1.100 m² e oferecerá, além dos serviços de pediatria, ginecologia, obstetrícia e vacina, clínica geral, assistência farmacêutica e consultório odontológico.
Uma comissão, composta por membros da Secretaria da saúde e da Faculdade de Medicina, tem acompanhado o andamento das obras desde seu início, inclusive indo ao local uma vez por semana.