da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Na manhã desta sexta-feira, dia 23, a prefeita Dárcy Vera deu posse oficialmente ao primeiro Conselho Municipal de Segurança Pública de Ribeirão Preto. Com a presença de autoridades e representantes de entidades ligadas ao segmento, 38 membros, entre titulares e suplentes, tomaram posse, no Salão Nobre do Palácio Rio Branco, e passam a compor o conselho, que teve sua criação no ano de 2006, mas passa a ser efetivamente implantado pela primeira vez no município.
Trata-se de um conselho consultivo, uma união de forças entre autoridades e sociedade civil, que a partir de hoje passam a debater questões diversas sobre segurança na cidade. “Será um importante instrumento para oferecer soluções de combate à violência e, desta forma, atender as necessidades da população, que hoje sofre com o crescimento dos mais diversos tipos de crime”, ressaltou a prefeita Dárcy Vera, que destacou os principais objetivos a serem tratados pelo conselho.
Dentre eles estão a integração entre as instituições policiais e sociedade civil para a elaboração de políticas públicas voltadas apara o setor; realizar apontamentos, discussões e propostas; identificar as causas e conseqüências da violência urbana; elaborar estatísticas da criminalidade e propor estratégias de ação para prevenção; fazer o acompanhamento estatístico da criminalidade e elaborar ações conjuntas para obter dos governos Estadual e Federal, recursos para a aplicação das decisões que demandarem recursos financeiros.
Estão previstas, ainda, diversas iniciativas que buscam novos investimentos para ampliar a estrutura e o efetivo policial no município. No último mês de junho a prefeita Dárcy Vera esteve reunida com o secretário de Estado da Segurança Pública, Fernando Grella, quando lhe foi relatado o atual panorama de insegurança na cidade. Foram tratados assuntos, como o efetivo insuficiente de policiais nas ruas, principal argumentação da prefeita para reivindicar mais investimentos em segurança no setor.
Na oportunidade, o juiz Federal, Augusto Martinez Peres, destacou a importância das ações realizadas pela prefeita Dárcy Vera, na busca de novas ações que garantam mais segurança ao município. “Tenho admiração pelo trabalho e empenho realizado pela prefeita, que tem buscado ações efetivas para Ribeirão Preto e também por esta convocação para compor este conselho, que nos possibilitará maior conhecimento sobre o assunto”, destacou Peres.
Integram o Conselho Municipal de Segurança Pública - Representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Vara do Júri e Execuções Criminais, Sindicato dos Servidores Municipais, Delegacia da Polícia Federal, Núcleo de Perícias Criminalísticas, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, Associação Comercial e Industrial, Guarda Civil Municipal, Associação dos Guarda Civis Municipais, Federação das Associações de Bairros, Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas, Ordem dos Advogados do Brasil, Delegado Seccional de Polícia, Justiça Federal, Fórum da Justiça, Estadual, 3º Batalhão de Polícia Militar do Interior, 51º Batalhão de Polícia Militar do Interior, e 9º Grupamento de Bombeiros.