da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, realizou nesta segunda-feira, 26, em seu gabinete no Palácio Rio Branco, uma reunião com representantes do Consórcio PróUrbano, onde pediu que os prazos contratuais para a construção dos terminais de ônibus sejam respeitados. Também participaram da reunião o diretor superintendente da Transerp, William Latuf; o secretário da Administração, Marco Antônio dos Santos, e a secretária de Negócios Jurídicos, Vera Zaneti.
Pelo contrato, o projeto do primeiro terminal, na Jerônimo Gonçalves, defronte à Rodoviária, deve ser entregue até 30 de setembro. O início das obras será em dezembro e a conclusão está prevista para maio de 2014.
“Já temos uma área pública liberada para a construção do Terminal Jerônimo Gonçalves. Também estamos estudando uma área para desapropriação onde será instalado o Terminal Central e por isso precisamos que o projeto executivo seja entregue dentro do prazo”, ressaltou a prefeita Dárcy Vera.
De acordo com o representante do PróUrbano, Roque Felício, o projeto do Terminal Jerônimo Gonçalves está em fase final. “Se não tivermos nenhum problema entregaremos o projeto no prazo contratado”.
Por outro lado, o Consórcio PróUrbano quer que a Prefeitura priorize o transporte coletivo em ruas e avenidas da cidade para que os ônibus tenham melhor fluidez e desempenho mais satisfatório junto aos usuários. “Os representantes do PróUrbano querem a antecipação da implantação dos corredores estruturais, não os 56 quilômetros previstos em contrato, mas algumas ruas e avenidas, para uma melhor fluidez dos ônibus, deixando o transporte urbano mais atrativo”, explicou a prefeita que afirmou que a Transerp já está analisando a possibilidade de restrição de estacionamento em algumas vias.
Terminais Urbanos
A prefeita Dárcy Vera quer devolver os terminais de ônibus à população ribeirão-pretana. Desde que o Terminal Carlos Gomes foi desativado em junho de 1999, e o Terminal Antônio Achê, desativado em julho de 2000, os usuários do transporte coletivo de Ribeirão Preto não contam mais com esse tipo de estrutura. “Queremos devolver os terminais de ônibus à população, com banheiros para usuários e funcionários, pontos de recarga de cartões e todas as vantagens que esse tipo de estrutura oferece”, destacou Dárcy Vera.
Os dois terminais terão controle de acesso ao usuário, cobertura de toda a plataforma, infraestrutura de apoio aos operadores e passageiros, painéis de mensagens variáveis com informações de horários das viagens, quiosques comerciais.
Além dos terminais, Ribeirão Preto também contará com a Estação Catedral, que será implantada com tratamento da área da Praça das Bandeiras para atendimento da elevada demanda de embarque e desembarque naquele local. A estação será climatizada e contará com plataforma fechada com portas automáticas, controle de acesso com catracas e validadores, painéis de mensagens variáveis com informações de horários das viagens, posto de recarga de cartões externo à plataforma.
Além disso, também serão criadas oito estações de transferência nos bairros São José, Vila Abranches, Ribeirão Verde, Planalto Verde, Portal da USP, Vila Mariana, Ribeirão Shopping e Bonfim Paulista.
Essas estações servirão como ponto de conexão entre as linhas alimentadoras, convencionais e estruturais, e terão ambiente aberto no sistema viário, cobertura com estrutura de abrigos de maior porte, sanitário de uso comum (operadores e passageiros) e painéis digitais com informações de horários das viagens.