da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
“Pepe – Em defesa da Natureza”, livro infanto-juvenil que conta a história de um camponês com o dom de falar com animais e árvores foi sucesso na manhã desta quarta-feira, dia 28, no Núcleo da Criança e do Adolescente Cynira Saud Said. A secretária de Assistência Social, Maria Sodré, esteve no local acompanhando o trabalho desenvolvido junto às crianças.
Atentos, cerca de 30 alunos conheceram “Pepe” e seus melhores amigos, por meio da história narrada pela própria autora, Renata Canales.
Junto com o tatu Rango e a goiabeira Zete, Pepe luta contra os inimigos da natureza mostrando que o “Bem” sempre vence o “Mal”. “Sem dúvida alguma, uma história divertida com uma mensagem ética, entretendo e educando essa garotada”. Um trabalho especial, instrutivo e que desperta a criança para o bom senso”, ressaltou Sodré.
O projeto já foi apresentado em outros dois Núcleos e faz parte do Projeto “Em Defesa da natureza”, promovido pela Secretaria da Cultura através do PIC (Projeto de Incentivo à Cultura). Tem apoio da Secretaria de Assistência Social.
Outros três núcleos terão a apresentação programada. “O curso literário tem uma tendência educacional de melhorar o relacionamento entre as faixas etárias. Seu conteúdo faz com que a criança tenha discernimento entre o bem e o mal e mostra o melhor caminho a percorrer”, afirmou Cristina Cônsoli, coordenadora dos Núcleos.
Trabalho – Os participantes, munidos de exemplares do livro, e após terem ouvido a história, debatem sobre os problemas vistos na obra. Em um segundo encontro, as próprias crianças e adolescentes assumem o papel de atores e interpretam o livro cenicamente. No término do projeto, será aberta uma nova discussão sobre o conteúdo, com ênfase para a preservação do meio ambiente.
“Todos os nossos encontros serão gravados e fotografados para serem documentados e reproduzidos em um livro. A ação será contada em forma de crônica para que a leitura seja agradável àqueles que participaram e cada família receberá um exemplar desse livro para entender o projeto”, completa Renata Canales, idealizadora do projeto e autora da obra.