da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Trecho que compreende as ruas Barão do Amazonas e Visconde de Inhaúma receberá a primeira etapa de intervenções
Os primeiros tapumes para o reinício das obras de revitalização do Calçadão começaram a ser colocados nesta quinta-feira, 05. A primeira etapa da obra, entre as ruas Barão do Amazonas e Visconde de Inhaúma, num primeiro momento, não necessitará de intervenções no tráfego de veículos. As obras serão realizadas por etapas para que haja o menor transtorno a lojistas e população.
“Vamos fazer uma sondagem manual para saber que tipo de máquina poderá ser utilizada neste trecho, como uma retroescavadeira, por exemplo. Estamos prevendo que esta etapa, que compreende um quarteirão, deve ser entregue em um mês ”, explica o engenheiro Flávio Henrique Lintz, da Construtora Tecla, responsável pelas obras.
O custo previsto é de cerca de R$ 8 milhões e intervenções em uma área de 12.600m², esta etapa da obra prevê a colocação de piso decorativo, reforço na iluminação, ligações elétricas, retirada de postes, implantação de variados mobiliários, como bancos, lixeiras, cinzeiros e sombreiros, além de pavimentação asfáltica, drenagem e paisagismo.
Na presença de representantes da ACI-RP, da Construtora Tecla, secretarias municipais de Obras e de Planejamento, o presidente da Amec (Associação dos Amigos, Moradores e empresários do Centro), Marco Zeri Ferreira, salientou o empenho que todo o grupo vem colocando nesta obra. “As coisas estão fluindo e transcorrendo bem. Podemos afirmar que agora estamos nos trilhos e que este, será o melhor calçadão do Brasil”, afirmou Zeri.
As obras serão executadas nos seguintes trechos: rua General Osório, entre ruas José Bonifácio e Barão do Amazonas (nesse ponto as obras se estendem até a rua Visconde do Rio Branco); rua Álvares Cabral, entre ruas General Osório e São Sebastião; rua Tibiriçá entre ruas General Osório e São Sebastião; rua Barão do Amazonas, no trecho da calçada em frente ao Marp (Museu de Arte de Ribeirão Preto), da rua General Osório até a Duque de Caxias.
A primeira etapa – A iniciativa arquitetônica tem como marca o resgate histórico do período cafeeiro, e contou com ampla participação popular na definição de suas etapas. Em um primeiro momento foi realizado o aterramento de toda fiação nos quarteirões que compreendem o Calçadão.
“Estamos felizes porque efetivamente a obra foi retomada. É uma obra fundamental para que o coração da cidade retome seu espaço, mais bonito e mais amplo. É uma obra esperada por muito tempo pela população e tenho certeza que irá agradar a todos”,finalizou Lourival Falaguasta Jr., gestor operacional da ACI-RP.a