da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Em média, 1.500 mil estão sendo plantadas mensalmente em bairros da cidade
No final do ano de 2013, Ribeirão Preto contará com 11 mil árvores de pequeno e médio porte nas calçadas dos bairros. Por meio do programa “Vamos Arborizar Ribeirão”, as equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente já percorreram 44 bairros, e esta semana está cadastrando moradores do Planalto Verde e realizando o plantio no bairro Maria Casagrande Lopes e Alexandre Balbo.
“Além do trabalho nas ruas, a Secretaria do Meio Ambiente também disponibiliza o cadastro on-line no Portal da Prefeitura – www.ribeiraopreto.sp.gov.br – e assim concluiremos a proposta do especialista Departamento de Ciências Florestais da USP, professor doutor Demóstenes Ferreira da Silva Filho, de plantar 10 mil mudas este ano”, declarou Daniel Gobbi, secretário da pasta.
A participação popular no processo tem contribuído para os resultados positivos do programa “Vamos Arborizar Ribeirão”. Além da aceitação dos moradores, a Secretaria do Meio Ambiente fechou parceria com empresas privadas como a 3M, Rodonaves e também com os Escoteiros do Grupo COClândia e Baobá. “Essas equipes tem trabalhado nos finais de semana e se empenhado bastante, tanto que finalizamos o trabalho no bairro Iguatemi”, disse Gobbi. De acordo com dados da Secretaria, o próximo bairro que receberá a equipe de cadastro será o Jardim Paulista.
Diagnóstico da ESALQ – A grande maioria da população está organizada em áreas urbanas. As árvores exercem funções importantes para a manutenção da qualidade de vida como a redução da amplitude térmica, diminuição de ruídos, filtro de poluentes e retenção da água das chuvas. Neste trabalho de pesquisa e planejamento objetivou-se, mediante comparações estatísticas entre dados de campo e imagens de satélite, avaliar a aplicação e utilização dessas imagens para identificação, classificação e quantificação das estruturas urbanas e a necessidade de plantios e conservação, em especial dos espaços livres de edificação e cobertura vegetal proporcionada pelas árvores, em espaço intra-urbano de 56 setores da cidade de Ribeirão Preto.
Após a obtenção das imagens do satélite WorldWiew-2, foram elaboradas classificações automáticas supervisionadas utilizando-se treinadores e auditores. Foram obtidos resultados estatísticos para as imagens dos setores (Kappa acima de 80% e exatidão geral acima de 85%), que demonstram a exatidão do mapeamento temático.
Os 56 setores foram avaliados e a necessidade de plantios foi estimada tendo por base o uso de árvores de médio e grande porte. Além disso, as unidades amostrais para implementação de inventário da arborização em vias públicas foram determinadas. O estudo direciona investimentos para produzir uma maior quantidade e qualidade arbórea mínima desejada para todos os setores da cidade.
“Como pode ser constatado, o Governo Municipal está fazendo sua parte e solicitando a colaboração de todos, quer incentivando a população a participar do programa de plantio, como também na conservação ‘Vamos arborizar Ribeirão 2013’. Assim poderemos alcançar um efetivo aumento da cobertura arbórea e, consequentemente, do bem estar da comunidade”, finaliza Gobbi.