da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
A rotina no interior e a manifestação da alma caipira. É desta maneira que o jornalista e publicitário, Leandro Rastelli, expõe seu trabalho fotográfico em “Um olhar caipira em São Paulo”, que integra o projeto “Leitura e Fotografia”, do Instituto do Livro em parceria com as secretarias da Cultura, por meio do Museu da Imagem e do Som, e de Turismo, Centro Cultural Palace, Proler e Amigos da Fotografia.
O jornalista Leandro Rastelli mostra, na verdade, por meio de várias fotos, como é a vida no interior e a visão cabocla de quem vive o dia a dia na cidade grande. A exposição fotográfica será aberta nesta sexta-feira, dia 6, às 19h, no Centro Cultural Palace, localizado no Quarteirão Paulista, área central.
“Acho muito importante esse relato sobre o cotidiano do interior e a tradução do caipira. Leandro Rastelli traz esse olhar muito especial, de forma sensível e particular”, destaca Edvaldo Arantes, presidente do Instituto do Livro. A comunicação sempre esteve presente na vida caipira de Leandro Rastelli. Em Jales, onde nasceu, era ainda criança, o repórter da família, relatando com precisão e detalhes as andanças e os primeiros passos dentro de uma escola. Em Ribeirão Preto, aonde veio para estudar, formou-se em jornalismo pela Unaerp; com MBA em Marketing pela PUC/SP. Entre um e outro curso, fez-se repórter e editor de texto do jornal Verdade, em Ribeirão Preto, durante seis anos de bom aprendizado.
Caipira por excelência percebeu ter chegado a hora de bater asas. E voou. Há oito anos vive em São Paulo, capital, onde atuou como assessor de comunicação na Prodam (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação) e também foi assessor de imprensa dos canais ESPN Brasil e da Federação Paulista de Golfe. Atualmente é sócio-diretor da Timing Comunicação. Continua produzindo com vigor alguns dos melhores textos para a mídia impressa. O convívio com a grande cidade, onde adquiriu hábitos metropolitanos, não tirou de Leandro Rastelli a alma caipira.
É com essa visão que ele, meio que por acaso, ‘tropeçou’ nas imagens. Enxergou com lirismo caboclo o que parecia frio e distante ao paulistano. Tornou-se um ‘perseguidor’ de retratos do cotidiano. Há pouco mais de um ano, permitiu-se imaginar fotógrafo. Sua arma: o celular. Com ele – e com a sensibilidade aguçada – ingressou no Instagram, rede social para compartilhamento de imagens. O que lhe parecia uma ‘breve aventura’ tornou-se uma quase obsessão.
“Procuro registrar cenas simples do dia a dia que passam despercebidas pela maioria das pessoas. Algumas delas soam até estranhas para uma metrópole como São Paulo e me lembram de cenas que me remetem à infância no interior, como um vendedor de doces em plena avenida Paulista, um engraxate lustrando o sapato de um homem em plena calçada, uma velhinha sentada em frente a uma fonte. Movido pelo incentivo de alguns seguidores do meu Instagram, comecei a ler mais sobre fotografia, mas nunca fiz nenhum curso e o pouco conhecimento que tenho provém de leituras de revistas e livros sobre o assunto”, explica o jornalista.
As visões caboclas de Leandro Rastelli debruçam-se sobre a cidade grande. Da janela de seu apartamento, nos Jardins, aprendeu a interpretar bem mais do que possa aparentar a singela paisagem. Até mesmo nesses momentos prevalece a memória caipira. “O mais engraçado disso é que tive um semestre de fotografia na faculdade, mas, apesar de gostar de fotos, nunca me interessei em ser fotógrafo. Queria relatar o cotidiano pela escrita e não por meio de imagens. Hoje, talvez essas fotos sejam minha mais sincera forma de expressão”, emenda ele.
Recentemente, Leandro Rastelli teve uma de suas muitas fotos entre as dez selecionadas para o desafio semanal da revista “Veja São Paulo” no Instagram. Toda semana, a revista lança um tema para os membros da rede social. Os jornalistas da publicação escolhem dez imagens enviadas pelos candidatos e as quatro mais votadas pelos seguidores de cada selecionado são publicadas na revista. O tema em questão era “Janelas que se abrem para a cidade”.
Ele fez uma foto da vista da janela da sala num final de tarde, com uma luz belíssima. Apesar de selecionada, a foto não foi uma das publicadas, mas suficiente para deixá-lo feliz de estar entre as dez melhores. Afinal, foi a segunda vez que ele participou do desafio.
A exposição “Um olhar caipira em São Paulo – A visão cabocla na cidade grande” ficará no saguão de entrada do elegante Centro Cultural Palace, atendendo convite do Instituto do Livro de Ribeirão Preto. A abertura será nesta sexta-feira, dia 6, às 19 horas. Entrada livre.
Serviço:
Exposição “Um olhar caipira em São Paulo – A visão cabocla na cidade grande”
Fotógrafo: Leandro Rastelli
Centro Cultural Palace
Sexta-feira, dia 6, às 19h
A mostra segue até o dia 20 de setembro
Entrada gratuita