Prefeita prestigia lançamento do projeto Rafi

16/9/2013 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Autoridades, profissionais ligados ao setor educacional e representantes de entidades envolvidas estiveram presentes à cerimônia de lançamento do projeto Rafi - Ribeirão Acolhe seus Filhos-, na manhã desta quinta-feira, dia 12, no auditório da Uniseb Coc. O projeto, realizado em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio de suas secretarias municipais, visa a mobilização social por meio de ações contínuas no fortalecimento de uma cultura de paz, conforme destacou a prefeita Dárcy Vera.

“Este projeto é um antigo sonho que hoje se torna realidade. O objetivo é que a sociedade possa se mobilizar, refletir e organizar ações que permitam a construção de um ambiente de paz. O envolvimento de grandes profissionais e dos mais diversos setores nesta causa será primordial para que as expectativas sejam atendidas”,destacou a prefeita Dárcy Vera, que se colocou à disposição para contribuir com a iniciativa.

O projeto visa a capacitação dos agentes sociais sobre o tema, a promoção de atividades e rodas de conversa em diversos núcleos ou células comunitárias, realização de um encontro coletivo com a apresentação das diversas produções intelectuais, artísticas, religiosas, no combate à violência, criminalidade e ações exemplares de prevenção e união de todos. A iniciativa é voltada a empresários, professores, estudantes e população em geral.

Na oportunidade, a secretária de Assistência Social, Maria Sodré, falou sobre as ações realizadas pela Administração Municipal e destacou o tema, como de interesse popular.  “É importante que haja o debate sobre a violência construída sobreacontecimentos históricos, de forma a associar a relação entre conhecimento histórico e cidadania, especialmente para os estudantes do ensino fundamental, médio e superior”, emendou Sodré.

Rafi - O projeto se justifica em função do fato de que a violência paralisa o funcionamento das relações pedagógicas, sociais e políticas. Também pela recorrente solicitação de parcela destacada da população, interessada em discutir a situação de violência e a reformulação de políticas públicas visando maior segurança, justiça e promoção social. Desde a criação dos movimentos, como o Ribeirão pela Paz, este interesse tem sido um dos mais buscados pelos usuários das instituições, o que ressalta o interesse público, de pessoas com as mais diferentes filiações institucionais e sociais, pela história e morfologia da violência, agressividade e criminalidade, bem como para articular soluções pacíficas e persistentes

Compartilhe no Whatsapp