da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Cerimonial oficial de abertura dos jogos foi realizado na noite da última quinta-feira. Disputas acontecem de 21 de setembro a 20 de outubro, reunindo alunos do ensino fundamental e médio
O ginásio de esportes da UniSeb, na Ribeirânia, recebeu grande número de alunos, pais, professores, representantes da administração municipal e de escolas de Ribeirão Preto e região, na noite da última quinta-feira, dia 19, para a solenidade de abertura da 31ª edição dos Jogos da Primavera. O desfile das delegações inscritas na competição, que será realizada até dia 20 de outubro, em diversos complexos esportivos da cidade, abriu o cerimonial, que teve ainda no programa oficial, canto do Hino Nacional, juramento dos atletas e acendimento da pira olímpica.
O evento esportivo, idealizado na década de 80, pelo então jornalista Wilson Toni, é organizado atualmente por meio de parceria entre as secretarias municipais de Esportes e da Educação. A proposta é promover a integração dos estudantes e incentivar a prática esportiva entre os jovens.
A atração artística especial da noite foi coordenada pela professora Nicéia Regina Fernandes, que comandou um grupo de ginastas da Secretaria Municipal de Esportes, na apresentação de números de malabarismos em tecido, portagem (dança acrobática), coreografias e futebol com perna de pau.
O ribeirão-pretano Ricardo Aguiar, ex-carateca e atual técnico da Seleção Brasileira da modalidade acendeu a tradicional pira olímpica. Aguiar é considerado um dos grandes nomes do caratê nacional. Em seu currículo como atleta, tem nove títulos paulistas, oito brasileiros, cinco sul-americanos, três pan-americanos e esteve entre os cinco melhores atletas do mundo em sua categoria. Como técnico, também é tetracampeão brasileiro. Além da Seleção Nacional, é o técnico da Seleção Paulista e da equipe de Ribeirão Preto (SME/Instituto Ricardo Aguiar/Recra).
O secretário de Esportes, Marcelo Palinkas, na oportunidade representando a prefeita Dárcy Vera, disse que “a realização dos Jogos é sempre muito esperada por todos, principalmente os alunos do ensino fundamental e médio de escolas de Ribeirão Preto e de municípios da região. O evento conta este ano com participação de delegações de 57 escolas reunindo cerca de 5 mil estudantes-atletas, em uma grande confraternização esportiva e educacional”, destacou.
A professora de Educação Física, Ana Luiza de Souza Santos, representando a secretária da Educação, Débora Vendramini, e o diretor administrativo do SEB, Carlos Alberto Regalo, também prestigiaram a festa de abertura dos Jogos da Primavera.
Os Jogos – O evento esportivo é organizado atualmente por meio de parceria entre as secretarias municipais de Esportes e da Educação. A proposta é promover a integração dos estudantes e incentivar a prática esportiva entre os jovens.
As competições dos 31º Jogos da Primavera, nas categorias “A” – de 11 a 14 anos, e “B” – de 15 a 17 anos, serão realizadas no período de 21 de setembro a 20 de outubro. Atletas de delegações de 57 unidades escolares, das redes pública e particular de Ribeirão Preto e região, buscarão um lugar no pódio nas disputas oficiais de atletismo, basquete, futsal, ginástica artística, handebol, voleibol e xadrez. Como modalidades-extras foram incluídas este ano o ciclismo e o vôlei de areia. Os jogos serão promovidos em vários complexos esportivos da cidade.