Programa 'Educando para a Vida' orienta mais 390 alunos da rede municipal neste 2º semestre

24/9/2013 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Realizado pela Guarda Civil Municipal, o Programa “Educando para a Vida” repete, anualmente, suas ações direcionadas aos alunos da rede municipal de ensino. Neste segundo semestre, 390 crianças de 4ªs séries, na faixa etária de 9 a 11 anos de idade, vêm sendo atendidas e orientadas nas escolas: Emef Paulo Monte Serrat, (120 alunos); Emef Alcina dos Santos Heck, (60 alunos); Emef Waldemar Roberto, (120 alunos); Emef Anísio Teixeira, (90 alunos).

O programa, que vem percorrendo as escolas citadas, traz como objetivo a aplicação de um trabalho preventivo ao uso de drogas e que ressalta a importância da valorização familiar. Aplicado por meio de aula atividade, o programa prepara as crianças para uma vida saudável, despertando o sentimento de cidadania e ajuda ao próximo, formando cidadãos de caráter, que valorizam a construção de um mundo melhor. Com duração de três meses, (de agosto a novembro), o “Educando para a Vida” é ministrado pelo Agente de Prevenção GCM Domingos Antônio Fortuna Filho, com aulas uma vez por semana, em cada escola.

De acordo com o GCM Fortuna, nesta semana o programa está enfocando junto às crianças a questão do álcool e os problemas que o mesmo traz para a sociedade. Fortuna explica que 54% das queixas de violência estão ligadas ao uso de álcool.“Pesquisas apontam que o álcool é responsável por 4% das mortes no mundo e é considerado a terceira maior causa de morte na América Latina”, destacou o Agente de Prevenção.

André Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal, esclarece que o Educando para a Vida desperta nas crianças os danos e prejuízos à vida que as drogas lícitas e ilícitas causam. “Paralelamente a isso, o Agente de Prevenção trabalha com as crianças a valorização dos vínculos familiares e a contribuição dos mesmos para a formação do caráter”, completa Tavares.

Recorde de alunos atendidos – Desde 2009, o “Programa Educando para a Vida” vem batendo recorde de atendimento, totalizando até agora 4.350 alunos participantes.

Programa “Educando para a Vida” – Há 10 anos em atividade, o programa é resultado de um trabalho da Guarda Civil Municipal em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Associação Nacional de Prevenção ao Uso de Drogas (ANPUAD), sendo reconhecido pelo Ministério da Justiça. O “Educando para a Vida” defende a prevenção às drogas, enaltece a valorização familiar e a solução pacífica dos conflitos, bem como a importância dos estudos, da alimentação saudável, da prática esportiva, e do respeito aos mais idosos.

Aulas desta semana 

Terça-feira, dia 24 de setembro – Emef Waldemar Roberto – das 7 às 9 horas e das 13 às 17 horas.

Quarta-feira, dia 25 de setembro - Emef Alcina dos Santos Heck – das 13 às 15 horas.

Quinta-feira, dia 26 de setembro - Emef Anísio Teixeira – das 7 às 9 horas e das 13 às 14 horas.

Compartilhe no Whatsapp