Coordenadoria da Mulher faz parceria com a Polícia Militar

24/9/2013 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Nesta última sexta-feira, dia 20, Prefeitura e Polícia Militar firmaram uma parceria tendo em vista reforçar a Rede de Serviços de Prevenção à Violência Doméstica contra a Mulher no município. Para tanto, a secretária da Assistência Social, Maria Sodré, esteve na sede do Comando de Policiamento do Interior 3 - Batalhão da Polícia Militar de Ribeirão Preto- acompanhada da responsável pela Coordenadoria da Mulher, Jussara Marcelino, e dos promotores de Justiça, membros da Rede Protetiva de Direitos Sociais, Leonardo Leonel Romanelli e Karina Beschizza Cione.

Uma reunião realizada no local, juntamente com o Coronel José Roberto Malaspina, com o Tenente Coronel Renato Armando Alves e demais integrantes do alto escalão da corporação, formalizou uma parceria entre a Coordenadoria da Mulher e Polícia Militar, que a partir de agora passa a integrar a Rede de Serviços de Prevenção à Violência Doméstica contra a Mulher no município.

Atualmente a Rede Protetiva, que é composta pela Secretaria de Assistência Social (Coordenadoria da Mulher), Ministério Público, Defensoria Pública, Conselhos Tutelares, Polícia Civil, Secretaria da Saúde e Universidades ganhará também a colaboração da Polícia Militar.

Estudos e pesquisas apontam que a violência doméstica atinge milhares de mulheres, independentemente de sua idade ou classe social. A maioria dos casos ocorre dentro de casa, tendo como agressores os próprios maridos, companheiros ou pessoas conhecidas, principalmente nos finais de semana, onde há um consumo maior de bebida alcóolica. “Vamos colaborar com a prevenção desses casos junto à Coordenadoria da Mulher, para que as vítimas de agressão doméstica encontrem junto, a Coordenadoria, uma forma de solucionar esses problemas graves que, em muitos casos, já duram vários anos”, afirmou Malaspina.

Para isso, os policiais militares designados para atuar nesse tipo de ocorrência estarão sempre em sintoni com a equipe multiprofissional da Coordenadoria da Mulher, capacitada para fazer a prevenção, atendimento  e o pós-atendimento, atuando no monitoramento de casos de violência doméstica, principalmente os reincidentes.

“A Rede Protetiva vem, ininterruptamente, trabalhando a causa da violência contra a mulher”, afirmou a secretária de Assistência Social, Maria Sodré. Vamos também envolver a Coordenadoria do Idoso, quando a questão a ser tratada estiver relacionada à mulher idosa”, ressaltou.

A parceria com a Polícia Militar deve efetivamente começar nas próximas semanas.

Mais Informações na Coordenadoria da Mulher, na rua Gonçalves Dias, 299, telefone 3610 1523.

Compartilhe no Whatsapp