da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Evento será realizado na sexta-feira, dia 4 de outubro, na Unip, e contará com a presença do médico Aristides de Oliveira, coordenador do Programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde
A coordenadora do SAD (Serviço de Atenção Domiciliar), enfermeira Emilia Maria Paulina Campos Chayamiti, informou nesta terça-feira, dia 1º, que o XVI Fórum do SAD que acontece na sexta-feira, dia 4 de outubro, teve 36 trabalhos científicos inscritos. “Esse número é praticamente o dobro do ano passado quando tivemos 20 trabalhos inscritos. Além disso, eles foram desenvolvidos por profissionais de diferentes áreas, como enfermeiros e auxiliares, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, dentistas, até agentes comunitários de saúde, equipe administrativa e estudantes”, afirmou a coordenadora.
A equipe organizadora também registrou um aumento em cerca de 50% do número de inscritos para o Fórum. “No ano passado tivemos cerca de 300 pessoas e este ano estão inscritos 440 profissionais”, informou ela.
O Fórum será realizado no bloco C da UNIP e este ano terá como tema “O SAD que temos e o SAD que queremos”, com o objetivo de discutir e elaborar propostas para o aperfeiçoamento da arte do cuidar no domicílio. “É um evento direcionado aos profissionais da saúde, docentes, estudantes e demais profissionais interessados no tema”, afirma a enfermeira Emília.
O evento contará com a presença dos médicos Aristides de Oliveira, coordenador do Programa “Melhor em Casa”, do Ministério da Saúde, e Mariana Borges Dias, técnica do Programa.
O Fórum de Atenção Domiciliar é uma iniciativa do Serviço de Atenção Domiciliar da Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto/Programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde, com objetivo de atualizar profissionais quanto à atenção domiciliar, discutir sobre a importância da interdisciplinaridade e estabelecer o elo entre os diversos setores em benefício da assistência ao paciente e família, possibilitando a discussão e propostas para aperfeiçoamento da arte do cuidar no domicílio.
Confira a programação do evento
Dia 4/10/2013
7h30 - Credenciamento
8h – 8h40 – Abertura Oficial
8h40 – 9h10 – Conferência: “O programa Melhor em Casa”
Conferencista: Dr. Aristides de Oliveira, Médico, Coordenador do Programa Melhor em Casa do Ministério da Saúde
9h10 – 9h40 – Conferência: “A trajetória do SAD em Ribeirão Preto”
Conferencista: Enfª Emília M P C Chayamiti - coordenadora do Serviço de Atenção Domiciliar - SAD / Melhor em Casa - Ribeirão Preto–SP
Mesa Redonda: ̈Rede de atenção à saúde: possibilidades e desafios para o fortalecimento da atenção domiciliar ̈
Moderadora: Dra. Mariana Borges Dias - Médica Técnica do Programa Melhor em Casa - Ministério da Saúde
9h40 – 10h - “A experiência do Serviço de Atenção Domiciliar do Distrito Federal”
Dra. Maria Leopoldina Castro – Coordenadora dos Cursos de Extensão em Atenção Domiciliar da Fundação de Ensino e Pesquisa da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (FEPECS/SES-DF)
10h – 10h20 – Coffee Break
10h20 – 10h40 - “A Atenção domiciliar favorecendo a construção efetiva da produção do cuidado”
Profa. Dra. Cinira Magali Fortuna – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP
10h40 – 11h - Interlocução
11h - 12h – Visita aos pôsteres pela Comissão Científica
12h – 13h – Intervalo para almoço
13h – 13h30 - “Integração”
Prof. Dr. Edson Garcia Soares – Prof. Associado do Depto. de Patologia FMRP/USP
13h30 – 13h50 - “ Diretrizes Atuais de Saúde na Atenção Domiciliar ”
Dr. Luiz Paulo Cicogna Faggioni – Chefe do Núcleo ANSRP na Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS- RP
13h50 – 14h10 - “A experiência do Núcleo de Atenção Domiciliar Interdisciplinar (NADI) de São Paulo”
Dra. Angélica Massako Yamaguti – NADI HCFM/USP - São Paulo
14h10 – 14h30 - “Interfaces entre Atenção no Hospital e Domiciliária: Cuidados Paliativos e Integralidade”
Profa. Dra. Marysia Mara Rodrigues do Prado De Carlo - Coordenadora do "Grupo de Cuidados Paliativos" (multiprofissional) do Hospital das Clínicas da FMRP/USP
14h30 – 14h50 – Coffee Break
14h50 – 15h10 - “As interfaces do Hospital com o SAD: o preparo da alta segura garantindo a continuidade da assistência”
Sra. MS Edna de Almeida Monteiro – Assistente Social da Unidade de Emergência do HC de Ribeirão Preto/USP
15h10 – 16h – Interlocução
16h – 17h – Encerramento e Premiação dos Pôsteres