da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
O Mês do Idoso em Ribeirão Preto finalizou sua programação nesta terça-feira, dia 1º, com atividades ricas em informação e autoconhecimento.
Pela manhã as atividades de Yoga, Teatro e Tai Chi Chuan, no Parque Maurilio Biagi, reuniram cerca de 150 idosos do Promai – Programa Municipal de Atenção ao Idoso - Fortalecimento de Vínculos do Núcleo da terceira Idade, Cras – Centro de Referência de Assistência Social e pontos dos PSBs – Proteção Social Básica - serviços ligados ao Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social, oferecidos em diferentes regiões da cidade.
No Parque Maurílio Biagi, com o comando do professor de Teatro Antonio Carlos, mais conhecido como Magrão, os idosos interpretaram, lembraram o cinema mudo de Charlie Chaplin, e divertiram o público com as mímicas mais inusitadas. “Eles vivenciam o personagem como se fossem o próprio personagem”. Aos meus olhos de professor, tudo o que venho acompanhando é enormemente gratificante. São mais que artistas, são pessoas evoluídas espiritualmente e dispostas a viver o mundo da inspiração. Sem palavras”, disse Magrão.
Na aula de Tai Chi Chuan do professor Felício Júnior, a liberdade dos movimentos, em meio ao verde, proporcionou o equilíbrio necessário a quem busca por uma vida saudável e harmoniosa. “Tenho 78 anos, sou mãe de gêmeas, avó de quatro netos e ainda tenho o privilégio de ter dois bisnetos. Sou enfermeira aposentada, moro sozinha e frequento o Núcleo da Terceira Idade há 20 anos. Essa é a maneira que encontrei de viver minha velhice com paz, saúde, prazer e companheirismo dos meus colegas. Faço tudo o que vejo na frente, Tai Chi Chuan, Yoga, e tudo o que for necessário para manter a minha saúde e paz de espírito. Sou mais do que feliz”, enfatizou.
Mês do Idoso à parte, as atividades oferecidas rotineiramente nestes vários equipamentos de atendimentos da Secretaria de Assistência Social restabelecem a qualidade de vida de forma integral do idoso trabalhando o físico, a mente, o convívio social promovendo uma grande alegria aos beneficiados. Entre elas destacamos a Yoga, do Professor Luís de Araújo, que está frente ao “Projeto Yoga para Todos”, atividade muito bem aceita pela terceira idade, que no Parque Maurilio Biagi mostrou sua força.
“Eles não faltam às aulas, são muito aplicados e disciplinados”, comentou Araújo. A yoga traz uma sequência de exercícios de respiração e alongamentos importantes evoluindo o bem estar do indivíduo de forma bastante eficaz, regulando os estados de ansiedade, depressão, dentre outros apresentados”, afirma. Trata-se de uma prática completa de desenvolvimento integral do ser humano: corpo, energia, emoções, pensamentos e intuição, recomendada para todos”, lembrou.
Para a Diretora do Departamento de Proteção Social Básica Marilia Borragini, o trabalho junto aos grupos da Terceira idade do Promai vem alcançando os objetivos do Programa.
“Essas atividades em nossos espaços públicos ofertadas gratuitamente pela Secretaria da Assistência Social consolida a convivência e fortalecimento de vínculos da melhor idade, onde esses idosos podem vivenciar experiências reduzindo a situação de sedentarismo, isolamento social e comunitário”, lembrou.
Ainda segundo Borragini o objetivo do serviço é oferecer ao idoso a possibilidade de desenvolver habilidades e potencialidades, na defesa de seus direitos, na convivência social e no acesso aos serviços e políticas públicas contribuindo para a participação social ativa e cidadã enquanto pessoa idosa.
Vale lembrar que podem participar do Promai – Programa Municipal de Atenção ao Idoso-, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos residentes em Ribeirão Preto.
Pelo programa são oferecidas atividades como Alfabetização (EJA), aulas de artesanato, acolhimento/ atendimento social, aulas de canto, teatro, comemorações festivas, tarde de integração, bailes, excursões turísticas, ginástica adaptada, grupo de estudo, grupo de reflexão em roda de conversa, informática, yoga, jogos de mesa, vôlei adaptado, tai chi chuan, entre outros.
Mais informações pelos telefones 3626 0670 e 3611 6000.