da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
A secretária de Assistência Social, Maria Sodré, esteve no Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, na manhã desta quinta-feira, dia 3, acompanhada do coordenador de benefícios sociais da Secretaria de Assistência Social, Roberto Manoel Felipe Filho para participar de um encontro, com 26 municipios da região. O encontro serviu para tratar de questões sobre o Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, do Governo Federal.
A Secretaria de Assistência Social é uma das beneficadas peloo programa no município, que em parceria com o Senac ( agente credenciado ao Programa Federal) vem capacitando profissionais em diferentes áreas de atuação, com ursos integralmente subsidiados pelo governo, que também repassa R$ 2,00 por hora aula para transporte e alimentação do matriculado.
Segundo dados do Senac em 2012, Ribeirão Preto disponibilizou 375 vagas distribuídas em 10 turmas de cursos técnicos e segue 2013 com seis turmas ocupando 113 vagas também em cursos técnicos.
O número aumenta nos Cursos de Programas de Formação Inicial Continuada com 440 vagas em 2012 distribuídas em 11 turmas, saltando em 2013 para 930 vagas com 26 turmas formadas. São várias opções de capacitações, entre elas, valendo para os cursos técnicos: Técnico em Administração, Técnico em Arte dramática, Técnico em Contabilidade, Técnico em Design de Interiores, Técnico em Hospedagem, Técnico em Informática, Técnico em Logistica, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Produção de Moda, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Redes de Computadores, Técnico em Segurança do Trabalho.
Na Formação Inicial Continuada estão os cursos: Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Faturamento, Auxiliar Financeiro, Auxiliar de Recursos Humanos, Auxiliar de Serviços em Comércio Exterior, Bombeiro Civil, Camareira em meio de Hospedagem, Comprador, Garçom Básico, Manicure e Pedicure, Maquiador, Recepcionista e Vendedor.
Para 2014 a expectativa é disponibilizar 11 turmas de Cursos Técnicos para ocupar 352 vagas, e 30 turmas de cursos de Formação Inicial Continuada, disponibilizando 1200 vagas para diferentes ramos profissionais. “São cursos ótimos, oferecidos gratuitamente pelo Governo Federal, onde o aluno ainda recebe um auxílio para os custeios com vale transporte e alimentação para que ele possa receber a qualificação de sua escolha”, afirma Maria Sodré.
Vale ressaltar que o Programa vem absorvendo diferentes públicos, que vai desde o cidadão que está recebendo seguro desemprego, para nova qualificação e oportunidades de ingresso rápido no mercado de trabalho, pessoas em situação de sistema prisional, entre outros.
Mais informações pelo telefone 3611 6000, na Secretaria de Assistência Social ou Senac, no 0800 883 2000.