da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Entre as atribuições da Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto, educadores do Progett – Programa de Educação para o Trânsito da Transerp, realizaram nesta terça-feira, 15 de outubro, uma palestra com o tema “Direção Defensiva”, para os funcionários da empresa Gnatus.
De acordo com a palestrante, gerente de Educação para o Trânsito da Transerp, Leila Maria Bianchi da Silva, são cinco os elementos da direção defensiva, ou seja,conhecimento, fase em que verifica tudo que acontece na via; atenção, fase em que fica alerta e inicia a preparação mental da resposta certa; previsão, fase da compreensão da situação e preparação para a resposta; decisão, momento crucial; e habilidade, que é a resposta, o comportamento visível. Enquanto as anteriores se processam dentro do indivíduo, essa se exterioriza.
“Direção segura ou defensiva é o ato de dirigir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas dos outros e das condições adversas”, comenta Leila Bianchi.
Sinalizar suas atitudes, parar aos poucos e planejar o que fazer, são atitudes importantes passadas durante a palestra sobre como dirigir defensivamente em situações de perigo.
Quanto aos cuidados com o pedestre, a melhor regra é dar-lhe sempre o direito de passagem, principalmente em locais adequados como: faixas, área de cruzamento, área escolar.
“Devemos ter atenção especial com as pessoas idosas, crianças ou portadores de necessidades especiais, que são sempre mais suscetíveis a se envolver em acidentes”,ressalta Leila.
O vice-presidente da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes-, da Gnatus, Ricardo Trevisan, convidou a Transerp para promover a palestra para os funcionários. “Estamos na semana interna da CIPA, e essa palestra vem de acordo com o que buscamos para nossos funcionários. Foi muito produtiva”, afirmouTrevisan.
Qualidades do bom motorista
1) Atenção difusa continuada e persistente.
2) Atenção concentrada sobre indícios importantes no trânsito.
3) Capacidade de dividir a atenção sem prejudicar a meta mais importante.
4) Capacidade de detectar estímulos fracos.
5) Capacidade de discriminar estímulos semelhantes.
6) Saber nomear e identificar objetos e comportamentos ligados ao trânsito.
7) Saber interpretar uma situação de trânsito e aplicar as normas de previstas no CTB.
8) Memorizar rapidamente uma situação de trânsito.
9) Adaptação rápida a novas situações
10) Identificação segura das distâncias, tempos e velocidades.
11) Capacidade de prever prováveis comportamentos dos outros.
12) Escala de valores na qual SEGURANÇA seja a mais importante.
13) Capacidade de comportamento social adequado, gentileza, respeito, deixar passar, saber perdoar os erros dos outros.
14) Ter capacidade de julgamento objetivo e de acordo com as normas.
15) Saber decidir certo e rapidamente.
16) Apresentar coordenação motora e visual para pé e mão adequada às exigências da máquina e do trânsito.
17) Possuir automatismos necessários para uma conduta de emergência.
18) Aceitar erros e procurar corrigí-los.