da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Trabalhos seguem a todo vapor para que até o dia 15 de novembro o primeiro trecho seja concluído
As obras de revitalização do primeiro trecho do Calçadão, entre as ruas Visconde de Inhaúma e Barão do Amazonas, estão seguindo ritmo acelerado para conclusão do contrapiso até o dia 15 de novembro, período em que os lojistas pediram interrupção dos trabalhos para que as vendas para o Natal não sejam prejudicadas.
“Como a construtora havia se comprometido, foram colocados mais homens na obra, com a finalidade de agilizar os trabalhos. No trecho em questão, o trabalho foi feito manualmente para garantir a funcionalidade da obra por se tratar de uma área antiga e não permitir o uso de máquinas para escavação no local.
“As pessoas confundem um pouco a questão do contrapiso e insistem em dizer que tudo foi quebrado novamente. Na realidade o que existia era uma camada de cimento que foi feita para facilitar o trajeto de pessoas que andam pelo centro da cidade, até que o resultado da licitação saísse para que a obra tivesse sua continuidade”, explicou o secretário de Obras Abranche Fuad Abdo.
Neste primeiro trecho foram realizadas ligações de esgoto, remanejamento de caixas de gordura e agora homens trabalham na ligação de galerias de águas pluviais das lojas. Logo após, as guias serão alinhadas e todo trecho será preparado para ser concretado.
“Não sabíamos o que iríamos encontrar no subsolo, se as galerias estavam em ordem, caixas de gordura etc. Por ser uma área muito antiga, tivemos mais cuidado para saber onde poderíamos entrar com máquinas e os trabalhos que deveriam ser realizados. Nos próximos quarteirões o trabalho será agilizado, realizando ligações na frente e quebrando muito menos o piso”, explica o engenheiro Flávio Henrique Lintz, responsável pela obra.
Obra - A obra do calçadão está orçada em R$ 8 milhões e prevê intervenções em uma área de 12.600 m². Esta etapa prevê a colocação de piso decorativo, reforço na iluminação, ligações elétricas, retirada de postes, implantação de mobiliário urbano, além da pavimentação asfáltica, drenagem e paisagismo.
As obras serão executadas nos seguintes trechos: rua General Osório, entre ruas José Bonifácio e Barão do Amazonas (nesse ponto as obras se estendem até a rua Visconde do Rio Branco); rua Álvares Cabral, entre ruas General Osório e São Sebastião; rua Tibiriçá entre ruas General Osório e São Sebastião; rua Barão do Amazonas, no trecho da calçada em frente ao Marp (Museu de Arte de Ribeirão Preto), da rua General Osório até a Duque de Caxias.
Resgate Histórico – A iniciativa arquitetônica tem como marca o resgate histórico do período cafeeiro, e contou com ampla participação popular na definição de suas etapas. Em um primeiro momento foi realizado o aterramento de toda fiação nos quarteirões que compreendem o Calçadão.