da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Protótipos do gênio renascentista poderão ser conferidos de 5 de novembro a 5 de dezembro, no Theatro Pedro II
A partir desta terça-feira, dia 5 de novembro, a exposição ‘O Legado’ chega a Ribeirão Preto trazendo protótipos de Leonardo Da Vinci que foram construídos a partir de seus estudos e desenhos. Seis protótipos são inéditos e, diferentemente de outras mostras sobre o gênio, a maior parte das peças foi construída em tamanho natural. A exposição tem entrada gratuita e permanecerá até o dia 5 de dezembro, no Theatro Pedro II, de terça a sábado, das 10 às 18h, e domingo até às 16h.
Segundo o Instituto Vinciano Italiano, responsável pela curadoria da exposição, os protótipos têm um nível de excelência que não se encontra na própria Itália. Pesquisa da Universidade de Buffalo (Nova York, Estados Unidos), feita em 1999, revelou que Da Vinci é o homem mais conhecido de todo o milênio, considerado um gênio multidisciplinar, da pintura à botânica, da engenharia até a anatomia humana. Há cinco séculos, foi o primeiro cientista que estabeleceu a distância entre a Terra e a Lua.
A exposição é realizada pela Maiscom.com Curadoria do Instituto Vinciano Italiano, com patrocínio da UNIESP, do Grupo Brasilinvest e apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.
Protótipos – ‘O Legado’ apresenta as seguintes peças: carro Metralhadora, Balestra, Escavadeira de Trincheira, Catapulta, Inclinômetro, Mecanismo de Bater Asas Parafuso e Porca, Estudo da Asa, Máquina Voadora, Bate Estaca, Bicicleta, Câmbio, Caminhar Sobre a Água, Grua, Barco Canhão Giratório, Barco com Pás, Serra hidráulica, Carro Cortador, Anemômetro, Máquina para Medir a Velocidade do Vento, Ponte Giratória e Técnica de Assalto. São considerados inéditos os protótipos Carro Cortador, Balestra, Ponte Giratória, Inclinômetro, Bate-estaca, Serra Hidráulica. As peças são acompanhadas de painéis com reproduções de obras do artista, a exemplo da "Última Ceia".