da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
A prefeita Dárcy Vera recebeu nesta quarta-feira, dia 7, notificação do Conppac – Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Ribeirão Preto - informando que acatou solicitação de tombamento definitivo do Acervo Documental do Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto. “Eles consideraram o valor histórico, social e cultural do Acervo conforme legislação vigente, anexado ao processo administrativo movido pela Prefeitura”, comemorou a prefeita.
O Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto foi idealizado por Divo Marino, então secretário da Cultura, no ano de 1991. Em maio de 1992 foi realizado concurso público para contratação de um arquivista e um historiador.
Ele foi criado pela Lei Complementar nº 130, de 02 de julho de 1992, com a finalidade de sistematizar a ação do poder público municipal sobre a documentação produzida. Até então a documentação pública encontrava-se depositada inadequadamente nos porões dos Museus Municipais, no porão do Palácio Rio Branco ou dispersa nos vários setores da administração, sem quaisquer critérios de organização arquivística e em precárias condições de conservação.
O Arquivo foi instalado provisoriamente no mezanino da Casa da Cultura em julho de 1992, mas com a saturação do espaço físico naquele, em função dos inúmeros documentos, bem como a falta de local adequado para o atendimento ao público, o Arquivo foi transferido para sede própria “A Casa da Memória”, em julho de 1995 e hoje está localizado na rua José da Silva.