da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Festival contemplou diversas atividades, como espetáculos e oficinas culturais gratuitas em vários pontos da cidade, e teve público de mais de cinco mil pessoas em 14 dias.
A 4ª edição do Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto, que aconteceu de 1° a 14 de novembro, contou com 18 apresentações em sua programação e diversas oficinas culturais gratuitas, totalizando um público de 5.500 pessoas. O evento foi realizado pelo Movimento Teatreiros RP – representante de grupos e artistas teatrais do município, e pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria da Cultura, com apoio do PROAC.
Com o objetivo de fomentar o cenário cultural da cidade, oferecendo atividades de forma acessível e gratuita, o 4º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto foi composto pela Mostra Nacional e também pela Mostra Panorama Zero 016.
Este ano, foi disponibilizado o transporte gratuito para crianças, jovens e idosos de diversas instituições e escolas públicas e particulares, como Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, Escola Municipal de Ensino Fundamental e Ensino Médio Professor Alfeu Luiz Gasparini, Centro do idoso Jardim Juliana, Núcleo de atendimento à criança e adolescente Adão do Carmo Leonel, Fundação Casa - Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente, entre outras.
“A participação da população no Festival superou as expectativas da organização. Em nossa avaliação, o resultado foi muito positivo, mostrando que há cada vez mais interesse de todos pela arte”, afirma Lindsay Castro Lima, representante do movimento Teatreiros.
Para Alessandro Maraca, Secretário da Cultura de Ribeirão Preto, a realização de festivais como este tem um importante valor para a sociedade. “Envolvemos escolas públicas e outras entidades nesta edição, a presença deles garantem a formação de novos públicos, além de reforçar a vocação da nossa cidade para a área cultural”, afirma o secretário.
Os espetáculos foram apresentados em diferentes pontos de Ribeirão Preto, como Teatro Pedro II, Teatro Municipal, Praça XV de Novembro, Ribeirão Em Cena, Telhado Cultural do Engasga Gato e Casa das Artes.