da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Resultado de um esforço da Prefeitura Municipal, que envolveu audiências com autoridades, reuniões e inspeções, Ribeirão Preto deu, nesta sexta-feira, dia 29, um importante e definitivo passo para a instalação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Após a assinatura do termo de compromisso, acompanhada pelo reitor do Instituto Federal de São Paulo, Eduardo Modena, pelo deputado federal, Newton Lima, além de autoridades, secretários e vereadores, um projeto será encaminhado a Câmara Municipal para votação na próxima semana.
O Instituto funcionará nas instalações da Escola Municipal de Ensino Profissional Básico Doutor Celso Charuri, que manterá regime de comodato por 60 anos. O local foi escolhido pela localização, área adequada, com possibilidades de ampliação, além do histórico de capacitação profissional há treze anos. Cerca de 400 vagas serão oferecidas inicialmente em cursos que, em princípio, serão de nível técnico, com expectativa para ampliação para níveis superiores e até pós-graduação. Os cursos serão definidos através de audiências públicas realizadas entre as entidades envolvidas. A expectativa para início das atividades é o segundo semestre de 2014.
“O Instituto Federal de Educação representa a possibilidade de uma nova trajetória no segmento educacional, ampliando as oportunidades e capacitação de jovens e adultos. Trata-se da primeira bandeira no segmento fincada pelo Governo Federal na cidade”, destacou a prefeita Dárcy Vera.
Cerca de 30 cidades já contam com o Instituto, como Araraquara, São Carlos, Sertãozinho, Piracicaba, Jacareí, Campinas, Campos do Jordão, Bragança Paulista, entre outras. Conforme explicou o reitor Eduardo Modena, são mais de 560 mil vagas oferecidas pelos campis. “Não podemos deixar de levantar a bandeira da educação. Não só qualificar, mas levar a cidadania. Formar pessoas”, disse Modena.
A ampliação do instituto e a vinda de novos cursos, como os de graduação e pós-graduação foram abordados pelo deputado Federal Newton Lima, que vê na implantação dos institutos uma “política educacional revolucionária”, afirmou.
Também participaram da reunião a secretária municipal da Educação, Débora Vendramini, os vereadores Cícero Gomes, Jorge Parada e Beto Cangussú, que esteve à frente do projeto junto a prefeita Dárcy Vera.
Histórico - No mês de setembro, a prefeita Dárcy Vera esteve em Brasília, reunida com o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, onde entregou documentos, como ofícios com o pedido de instalação do Instituto. Já no mês de outubro, uma equipe do Governo Federal inspecionou as instalações da Escola Celso Charuri para avaliar as condições em receber o Instituto.
Toda a trajetória para a conquista da unidade foi lembrada pela chefe do Executivo durante a solenidade. “Foi uma luta grande, de muita persistência. Não estávamos entre as cidades já escolhidas para receber o instituto, mas por ter ocorrido uma desistência e Ribeirão Preto estar preparada naquele momento, acabamos sendo escolhidos em meio a mais de cinco mil municípios interessados”, disse a prefeita Dárcy Vera.