Instituto do Livro lança neste sábado História do Palhaço Biriba

12/12/2013 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Aos 85 anos, Biriba continua trabalhando e é o palhaço mais velho em atividade. Lançamento e autógrafo da obra acontecem no próximo dia 14, às 10 horas, no Centro Cultural Palace



História do Palhaço Biriba, que será lançada neste sábado, dia 14, às 10 horas, no Centro Cultural Palace

 


O Instituto do Livro da Prefeitura de Ribeirão Preto lança no próximo sábado, dia 14, às 10 horas, no Centro Cultural Palace, a “História do Palhaço Biriba”, que narra à trajetória de Carlos Antônio Biriba, o palhaço mais velho do Brasil em atividade. A obra destaca que, aos 85 anos, além de atuar no circo, Biriba também participou de filmes, entre eles “Conflito em San Diego”, e a “A última Bala” e escreveu livros, resgatando sua trajetória de sucesso como “O Circo de Todos os Tempos” e “A História do Palhaço Biriba”.

O livro, de autoria do próprio Biriba, tem apoio da Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio do Instituto do Livro, secretarias municipais da Cultura e Turismo, Comitê Proler, Centro Cultural Palace e Editora Legis Summa. Além de retomar seu amor por toda a arte circense, ele também dedica um capítulo à Prefeitura e a elefanta Maison. “É fundamental a leitura desta obra de um homem que tanto se dedicou a vida circense. Ele é um exemplo para o Brasil. As artes devem muito a ele. Biriba mantém viva a tradição do palhaço e, consequentemente, do circo e da cultura”, afirma Edwaldo Arantes, presidente do Instituto do Livro da Prefeitura de Ribeirão Preto.

Biografia- Biriba nasceu na cidade de Itatiba, SP,  e fugiu da casa de seus pais para acompanhar o circo que esteve em temporada em sua cidade. Contratado no primeiro momento como galã de circo-teatro, ele foi se envolvendo com a área empresarial, com o tempo passou a ser proprietário de seu próprio negócio. Diante da dificuldade de contratar um palhaço, pois o profissional era muito concorrido no mercado e se mantinha com preços elevados, Carlos Antônio resolveu criar o seu próprio palhaço, o Biriba. A opção de manter um circo de pequeno porte, com turnês em bairros da cidade lhe deu muito prestígio e o mantém vivo na lembrança da população de Ribeirão Preto.

Serviço: 
História do Palhaço Biriba 
Autor: Antônio Carlos Biriba Spindola
Dia 14/12 - 10h
Centro Cultural Palace
Realização: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio do Instituto do Livro, Secretarias Municipais da Cultura e Turismo, Comitê Proler, Centro Cultural Palace e Editora Legis Summa

Compartilhe no Whatsapp