Daerp alerta para o uso racional da água por conta das altas temperaturas

7/1/2014 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Em dias de muito calor, o consumo de água aumenta em quase 30%. O uso indiscriminado pode provocar desabastecimento

 

O calor em Ribeirão Preto tem atingido temperaturas acima dos 35 graus. Nesta terça e quarta-feira, por exemplo, os termômetros registram 35 graus, segundo o site da Climatempo. As altas temperaturas mudam os hábitos da população, e provocam, especialmente, um aumento no consumo de água. Segundo informações do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp), na última semana o aumento do consumo oscilou entre 25% a 30%.

De acordo com superintendente interino da autarquia, Marco Antônio dos Santos, as altas temperaturas, seguidas de estiagens, fazem as pessoas utilizaram mais água ao regar plantas, tomar banhos mais demorados, lavar quintais, por exemplo. Entretanto, o órgão não cogita a possibilidade de racionamento, mas a orientação é para o uso consciente da água, evitando o desperdício.

A autarquia está realizando um conjunto de obras em várias regiões da cidade, que vão aumentar a produção de água em 30%. Desde o início do governo da prefeita Dárcy Vera, a produção de água saltou de 312 milhões de litros por dia para 408 milhões de litros diariamente, o que significa um aumento de 30%.  Recentemente foram colocados em funcionamento quatro poços artesianos, já ligados em rede. Oito novos reservatórios devem ficar prontos ainda neste primeiro semestre.

Em cinco anos, o numero de poços artesianos subiu de 88 para 109 e de 68 para 82 reservatórios. “Nos preocupamos com a modernização e a otimização dos serviços prestados, para melhorar, cada vez mais, o abastecimento de água aos usuários”,define Marco Antônio dos Santos.

Para racionalizar o consumo, seguem algumas sugestões a serem adotadas pelos consumidores:

Dicas de economia do Daerp:
• Tome banhos rápidos. Cinco minutos a menos no banho significam uma economia de 45 litros de água.
• Feche a torneira enquanto se ensaboa, fazer a barba ou escovar os dentes. Uma torneira aberta direto por 5 minutos consome 80 litros de água
• Dê descargas mais curtas e não jogue nenhum tipo de lixo no vaso sanitário
• Utilize a vassoura para varrer o quintal e não a mangueira.
• Mangueira com esguicho ou revólver também ajuda na economia.
• Para lavar a louça (com a torneira meio aberta) durante 15 minutos, são gastos 240 litros de água. Quando for lavar a louça, limpe os restos dos pratos e panelas e jogue no lixo. Ensaboe a louça toda e só depois enxágue.
• Deixe acumular a roupa para lavar, seja na máquina ou no tanque.
• Use a mangueira só o necessário ao lavar calçadas ou regar as plantas. Molhe as plantas pela manhã ou no final da tarde para evitar a perda de água por evaporação.
• Utilize redutores de vazão e arejadores nas torneiras. Com eles você economiza até 25% do seu do consumo de água.
• Mantenha as torneiras, descargas e encanamentos sempre em ordem. Vazamentos, descargas e torneiras que não fecham direito desperdiçam muita água.

Compartilhe no Whatsapp