da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Marp recebe museu itinerante de 18 de janeiro a 16 de fevereiro
Uma mostra itinerante do Museu da Língua Portuguesa chega ao Marp – Museu de Arte de Ribeirão Preto – no próximo dia 18 de janeiro com a presença do diretor Antônio Carlos de Moraes Sartini. A mostra permanece aberta para visitação até o dia 16 de fevereiro.
A estrutura será montada na Praça Carlos Gomes, com elementos virtuais dentro de dois containeres e segue com exposição dentro do Marp. “É uma estrutura atrativa e inovadora que vai encantar o público de Ribeirão Preto”, afirma a prefeita Dárcy Vera.
O Museu tem como alvo principal as características da população brasileira, composta de pessoas provenientes das mais variadas regiões e faixas sociais, mas que ainda não tiveram a oportunidade de obter uma ideia mais precisa e clara sobre as origens, a história e a evolução contínua da língua.
“A exposição combina arte e tecnologia em uma estrutura incrível, que permite que as pessoas sejam entretidas no contexto da língua portuguesa”, explica Alessandro Maraca, secretário da Cultura de Ribeirão Preto.
A inauguração será feita no dia 17 de janeiro, às 20h30, no Marp. As visitas podem ser feitas as terças e sextas-feiras, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados das 12h às 18h. Mais informações pelo telefone (16) 3635-2421.
Museu da Língua Portuguesa – Inaugurado oficialmente no dia 20 de março, o Museu da Língua Portuguesa abriu suas portas ao público no dia 21 de março de 2006. Em seus três primeiro anos de funcionamento mais de 1,6 milhão de pessoas já visitaram o espaço, consolidando-o como um dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul.
O Museu contou com uma equipe de criação e pesquisa composta por mais de 30 profissionais qualificados, dentre eles sociólogos, museólogos, especialistas em língua portuguesa e artistas que trabalharam sob a orientação da Fundação Roberto Marinho, instituição conveniada ao Governo do Estado de São Paulo responsável pela concepção e implantação do museu.
Seu projeto foi avaliado em aproximadamente R$ 3,7 milhões, que foram usados para financiar a criação, pesquisa, implantação do museu e restauro do prédio da Estação da Luz. O projeto arquitetônico é de autoria de Pedro Mendes da Rocha e Paulo Mendes da Rocha.
O Museu da Língua Portuguesa, dedicado à valorização e difusão do nosso idioma (patrimônio imaterial), apresenta uma forma expositiva diferenciada das demais instituições museológicas do país e do mundo, usando tecnologia de ponta e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos.