da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Facebook facilitou a adoção de 84 animais do Centro de Controle de Zoonoses |
Acreditando na agilidade e credibilidade das redes sociais, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria da Saúde implantou, em outubro do ano passado, sua página oficial disponibilizando cães e gatos para adoção. O sucesso foi tanto que hoje em dia a maioria das pessoas que adotam um animal do CCZ visitou a página no facebook. “Antes de criarmos a página tínhamos uma média de adoção 1 animal por semana e passamos para cinco. Só nesta terça-feira, dia 14, cinco animais foram adotados”, comemorou a bióloga Stefânia Dallas, chefe da Divisão de Controle de Zoonoses.
No endereço www.facebook.com/cczrp estão disponíveis as fotos dos animais e suas características bem como cuidados com o bem-estar animal, vacinação, dicas de adoção e documentos necessários. “Desde a criação da página conseguimos novos lares para 84 animais”, informa Stefânia.
A Divisão de Controle de Zoonoses mantém em sua sede, localizada na avenida Eduardo Andréa Matarazzo, 4.255, a Feira de Adoção Permanente de Cães e Gatos, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Os candidatos passam por uma entrevista com técnicos do Centro de Controle de Zoonoses, que falam sobre os cuidados com animais e recebem a cartilha sobre “Família não se abandona”, que traz orientações sobre cuidados, bem-estar animal, controle populacional, saúde, a importância do profissional veterinário, animais de tração e silvestres, além da lei de proteção. Aqueles que desejam adotar animal de grande porte recebem uma visita para verificar se o local é ideal para abrigá-lo.
Hoje, a Divisão de Controle de Zoonoses mantém 60 animais, entre cães e gatos, que foram abandonados, sofreram maus tratos, eram agressores ou filhotes que foram abandonados, sem condições de sobrevida. Os animais agressores ou vítimas de maus tratos são ressocializados antes de serem disponibilizados para adoção. Todos os animais são doados vermifugados, castrados e vacinados contra a raiva.