da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
A 9ª Sinfonia de Beethoven, considerada patrimônio cultural da humanidade, será apresentada em Ribeirão Preto nesta quinta, sexta-feira e sábado, dias 02, 03 e 04 de agosto, às 21h. Com o nome “Beethoven para Pensar”, o projeto foi aprovado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. As apresentações acontecerão no Theatro Pedro II. No dia 31 de julho, às 19h, a sessão foi gratuita para alunos da rede pública, grupos da terceira idade e instituições musicais.
Com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto posicionada no fosso do Theatro Pedro II, a 9ª Sinfonia de Beethoven será apresentada com uma nova leitura. Toda a estrutura musical da sinfonia de número 9 do mestre Ludwig van Beethoven será respeitada. Além da orquestra, um coro lírico de 70 vozes, quatro solistas e quatro bailarinos irão apresentar os quatro movimentos da Nona.
A 9ª Sinfonia de Beethoven é uma produção da Quartim de Moraes Produções Artísticas e Matiz Eventos, ambas de Ribeirão Preto, em parceria com a Associação Musical de Ribeirão Preto e Fundação Dom Pedro II. Com regência do maestro Reginaldo Nascimento, cenário e direção técnica de Jair Correia.
A 9ª Sinfonia de Beethoven estreou em 1824 e até hoje é considerada uma das composições mais atuais, sendo uma das obras mais conhecidas do repertório ocidental e uma das grandes obras-primas de Beethoven. A sinfonia nº 9 é composta por quatro movimentos e tem um papel cultural de extrema relevância no mundo atual. Em especial, a música do último movimento, chamado informalmente de "Ode à Alegria", foi rearranjada por Herbert Von Karajan para se tornar o hino da União Europeia.
Serviço:
Projeto “Beethoven Para Pensar”
Dias 02, 03 e 04 de agosto, às 21h
Local: Theatro Pedro II
Classificação: 10 anos
Valor dos ingressos: R$ 30,00 e R$ 15,00 estudantes e idosos