da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Agentes de Controle de Vetores estarão neste sábado, dia 15, trabalhando no bairro Jardim Roberto Benedetti, mais conhecido como “Bancários”, das 8h às 13h. A ação é uma parceria com a Associação de Moradores e voluntários, e eles vão desenvolver um trabalho piloto para troca de pratos de vasos de plantas que apresentam folga e acumulam água, por pratos justapostos. “Os principais criadouros do mosquito transmissor da dengue estão dentro das casas, principalmente nos pratos de plantas, nos ralos e nas calhas. Nosso objetivo é eliminar os pratos que acumulam água”, informa a coordenadora do Programa de Controle de Vetores, da Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto, Lúcia Taveira.
O bairro José Roberto Benedetti possui 17 quadras e o trabalho será realizado por 22 pessoas, sendo seis agentes de controle de vetores e aproximadamente 15 voluntários compondo cinco equipes. O trabalho educativo consiste em visitar todos os imóveis para estimular a retirada dos pratos ou substituí-los por pratos justapostos, evitando assim o acúmulo de água parada. Os pratos a serem substituídos serão fornecidos pela Divisão de Controle de Vetores.
O principal objetivo é alertar a população de como evitar um dos principais criadouros existentes dentro do domicílio e que depende exclusivamente da mudança de hábito dos moradores para evitar a transmissão da dengue. “Esperamos contar com o apoio dos moradores e agradecemos a participação dos voluntários e da Associação de Bairro”, afirma Lucia Taveira.