da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Já está formalizada, em cartório, a doação de uma área para implantação da Via Marginal Anhanguera /Abrão Assed. A área, de mais de 32 mil metros quadrados, pertencia aos casais Lourenço e Cláudia Jábali Biagi e Bernardo Neusa Maria Guimarães Rolla Biagi e foi doada à Prefeitura de Ribeirão Preto sem qualquer ônus. “Essa é uma doação importante e que possibilitará o andamento rápido das obras naquela região”, justificou a prefeita Dárcy Vera.
O trevo Waldo Adalberto da Silveira, um dos principais acessos a Ribeirão Preto, está localizado numa área estratégica e que interliga as rodovias Anhanguera, Abrão Assed, Antônio Machado Sant’Anna e Castelo Branco. O local está passando por total remodelação com investimentos que vão totalizar R$ 120 milhões. Mais de 1,5 mil pessoas serão beneficiadas pela obra.
A obra atende a uma antiga reivindicação da prefeita Dárcy Vera, que há anos acompanha as dificuldades do trânsito e acesso a este trevo que terá aumentada sua capacidade de fluxo e assim eliminar os gargalos na entrada e saída da cidade. Nos horários de pico, cerca de 8 mil veículos por hora passam pelo local. São mais de 80 mil veículos por dia em circulação naquele trecho.
A remodelação solicitada pela administração municipal, que executou o projeto junto com o Estado, permitirá a trajetória direta em determinados pontos, sem entrelaçamento de tráfego. Dessa forma, o fluxo de veículos será mais rápido.
Serão construídos oito viadutos e 20 alças de acesso em um complexo viário com mais de 11,8 quilômetros de extensão (quase o tamanho da ponte Rio-Niterói), que tem cerca de 13 quilômetros de comprimento. Também faz parte do projeto uma passarela para pedestres. O novo dispositivo foi projetado para suportar o trafego de veículos nos próximos 30 anos.