Mutirão do Lixo Eletrônico contabiliza 9 toneladas de descarte

6/3/2014 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Edna Dias de Sá, engenheira sanitarista da empresa Dionísio Recicláveis, mostra o lixo eletrônico que foi recolhido

 

Mais de 9 toneladas de lixo eletrônico foram recolhidos em 21 dias da campanha “Mutirão do Lixo Eletrônico” realizada pela Secretaria do Meio Ambiente em parceria com a empresa Dionísio Recicláveis.

Nossa meta foi ultrapassada, já que 9.050 quilos foram entregues nos ecopontos. Este número revela que houve conscientização por parte da população, o que na verdade era o objetivo principal desta campanha”, revela Daniel Gobbi, secretário do Meio Ambiente.

Depois de recolhidos, os resíduos eletrônicos foram levados para o processo de descaracterização. Placas, fios, alumínios, plástico, metal e componentes passarão por procedimentos de reciclagem ate que possam ser reaproveitados.

Edna Dias de Sá, engenheira sanitarista da empresa Dionísio Recicláveis, explica que a próxima etapa será desmontar os equipamentos e separá-los por categoria. “O plástico, por exemplo, possui um processo detalhado para ser reciclado. Depois de separado, ele é colocado num equipamento chamado de estrusora. É como uma máquina de fazer macarrão, em que o plástico é derretido em alta temperatura, cerca de 300 graus. Depois o plástico transformado em “espaguetes” vai para o granulador, tornando-se grãos de plástico, forma em que ele pode ser reutilizado. Já as placas eletrônicas de computadores possuem mais de 15 tipos de metais. Dando destinação correta a este material, evita-se a poluição do meio ambiente, a contaminação do solo”, completou.

A parceria com a empresa Dionísio Recicláveis continuará por meio do funcionamento de um ecoponto fixo na Secretaria do Meio Ambiente, localizada na avenida Leais Paulista, 407, no Jardim Irajá.

Compartilhe no Whatsapp