da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Os artistas locais que farão parte da programação da 14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, no período de 16 a 25 de maio, foram definidos após seleção aberta ao público, no Centro Cultural Palace. A relação completa das notas dos projetos inscritos está no site – www.feiradolivroribeirao.com.br .
Ao todo, são 11 espetáculos teatrais, sendo seis para o Parque Maurílio Biagi e cinco para os Estúdios Kaiser de Cinema, quatro artistas para o projeto “Palavra Cantada” também nos Estúdios, quatro grupos musicais que se apresentarão no teatro de Arena e seis projetos de arte de rua selecionados para vários locais que receberão atividades da Feira Nacional do Livro em 2014.
Os projetos selecionados só serão efetivamente confirmados na programação depois da apresentação de pessoa jurídica (empresa ou associação) com atuação prevista na área artística ou cultural responsável pela contratação, conforme o Edital publicado no dia 7 de fevereiro. Já os projetos que não foram classificados, seus autores têm até três dias úteis, a partir da divulgação do resultado da seleção, (terça-feira, 18 de março) para apresentação de recurso.
Cada artista ou grupo selecionado poderá se apresentar mais de uma vez durante a Feira. A programação completa será divulgada em abril. A seleção foi feita de 12 a 14 de março, no auditório do Centro Cultural Palace, por meio de três reuniões abertas ao público. O processo seletivo também previa a contratação de projetos de dança, porém, nenhuma inscrição dentro da modalidade foi recebida pela Fundação Feira do Livro.
Teatro – Os espetáculos teatrais que serão apresentados no Parque Maurílio Biagi são “Quem roubou meu Sapatinho?”, “Parô Palhaçada”, “Alexandre entre Xiquexiques e Mandacarus”, “A Comadre Morte”, “A Saga do Valente José Colatino” e “Cinder Ela”. Nos Estúdios Kaiser de Cinema, os projetos de teatro selecionados foram “Lesados”, “Túlio Sumiu”, “Palhaça Sola”, “Podia Ser Seu Filho” e “Perdidos na Serra”.
Desde o ano passado, a Feira conta com artistas de rua que fazem intervenções nos diferentes espaços que recebem atividades culturais. O sucesso dos números artísticos foi grande e neste ano os artistas de rua também participaram da seleção de artistas locais. Os projetos “É limpando que se recebe”, “Viajantes”, “Intervenção e Cenas do Grupo Zibaldoni”, “Cortejos de Maracatu do Grupo Chapéu de Sol”, “Circo na Mala com Tio Pita e Abobrinha” e “Quereres” foram os selecionados na categoria.
Música – Pela primeira vez nos 14 anos da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, o Teatro de Arena será um dos espaços ocupados durante o evento. A música marcará a estreia do espaço e os espetáculos “Cantos de um Brasil Afro”, “RP3 - 15 anos Conectados”, “Vania Lucas - Dorival Caymmi 100 anos” e “Baile Reggae” terão a missão de agitar o Alto do São Bento nos dois finais de semana que abrem e encerram a feira.
No projeto Palavra Cantada, que é agendado para alunos de Ribeirão Preto e região nos Estúdios Kaiser, foram selecionados “Alessandra Freire canta Cartola”, “100 anos de Caymmi”, “Meu Caro amigo Chico” e “Chico Buarque: 70 anos de poesia na pauta”.